Em coletiva online realizada na tarde desta quinta-feira (15), o secretário estadual de Saúde, André Longo, pediu que a população fique atenta ao calendário vacinal. Pernambuco está entre os 10 Estados brasileiros com mais pessoas em atraso para a segunda dose da vacina contra a covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde.
O secretário reconheceu que imprevistos podem acontecer como, por exemplo, no caso de pessoas que apresentem sintomas gripais, pois essas devem evitar tomar a vacina. No entanto, reforçou o pedido para que todos completem o esquema de imunização. “Temos capacidade de vacinar em um ritmo muito maior e precisamos de mais vacinas (...) A população tem que estar atenta ao calendário vacinal e tomar as duas doses. A gente reforça a necessidade dessas pessoas procurarem fazer a vacinação para completar essa segunda dose. É muito importante que essas pessoas estejam atentas para completar o esquema vacinal”, destacou.
Com base nos números divulgados pelo Ministério da Saúde, Pernambuco é a 8ª unidade federativa com mais pessoas, em números absolutos, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a infecção.
>> Pernambuco amplia vacinação contra covid-19 para idosos acima de 60 anos
>> Covid-19: 1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose da vacina atrasada
Atraso nas vacinas
Ainda de acordo com o secretário André Longo, houve um atraso na entrega das doses que estavam previstas para chegar ainda nesta quinta-feira (15). O volume de vacinas vai possibilitar imunizar a população idosa acima de 60 anos em todos os municípios pernambucanos. “Houve um pequeno atraso na entrega das vacinas que havíamos anunciado. Está previsto para chegar nas primeiras horas desta sexta-feira mais um lote com 255 mil doses. São 102.400 doses de Coronavac e 152.750 doses de Astrazeneca. Nós já vamos começar a enviar essa nova remessa aos municípios na própria manhã da sexta-feira”, afirmou o secretário.
Confira a coletiva completa: