A partir desta sexta-feira (16), o preço da gasolina aumentou nas refinarias em média 5 centavos por litro. Já o litro do óleo diesel ficou 10 centavos mais caro. É o sétimo reajuste autorizado pela Petrobras somente este ano. Com isso a gasolina acumula uma alta de 43,7 % do preço em 2021 e o óleo diesel subiu cerca de 36%.
Ainda não há certeza quanto deste novo aumento será repassado para as bombas de combustíveis, mas os valores acabam pesando no orçamento do consumidor.
O especialista técnico em automotiva do Senai Pernambuco Marcelo Farias dá dicas para o condutor economizar combustível.
De acordo com Farias, a forma de dirigir impacta no consumo de combustível. "É interessante rever a forma de dirigir, conhecer um pouco o carro, realizar acelerações mais suaves, progressivas, quando for trocar as marchas respeitar sempre a rotação. São alguns pontos importantes para observar”, disse.
Tipo de combustível
Segundo o especialista, a escolha adequada do combustível é outro ponto importante a ser observado. "No caso de veículos flex, se você roda com gasolina, não custa nada misturar com álcool. O carro se adapta ao combustível. É ir testando as proporções de combustível até chegar numa melhor autonomia e desempenho", comentou.
Manutenção
A manutenção também precisa ser priorizada para reduzir o consumo de combustível. "O carro precisa fazer uma revisão, trocar itens importantes no sistema como a vela de ignição, o filtro de combustível, filtro de ar, que são itens que precisam de revisão periódica”, afirmou, reforçando ainda a importância de realizar semanalmente a calibração dos pneus frios.
Ainda de acordo com Marcelo Farias, o uso de ar condicionado não impacta de forma significativa no consumo do combustível.
Ouça a entrevista: