SALA DE AULA

Sintepe diz que greve dos professores está mantida, mesmo após Justiça determinar fim do movimento

Aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino estão previstas para voltar nesta segunda-feira (19)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/04/2021 às 19:03
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Conforme calendário divulgado pelo Governo de Pernambuco no dia 31 de março, as aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino voltam nesta segunda-feira (19). No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) afirma que a greve dos professores está mantida, mesmo após a Justiça estadual considerar o movimento ilegal.

No último sábado (17), o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima determinou que não haja paralisação. Estipulou multa diária de R$ 200 mil para o Sintepe, caso a categoria descumpra a decisão, motivado por uma ação da Procuradoria Geral do Estado.

A presidente do sindicato, Valéria Silva, revelou ao JC que o Departamento Jurídico da entidade irá recorrer da decisão. "Fomos notificados pela Justiça no sábado. Como é de praxe, nosso setor jurídico está preparado para entrar com recurso na segunda-feira. Mas nossa greve é pela vida e está mantida. Permanecemos na luta em defesa do retorno das aulas presenciais somente quando houver segurança sanitária. Reivindicamos a vacinação de todos os profissionais da educação", destacou Valéria.

>> Pandemia: Escolas da rede particular recebem primeiro grupo de alunos no retorno às aulas em Pernambuco

>> Governo divulga calendário de volta às aulas presenciais em Pernambuco; confira datas

Ainda de acordo com Valéria Silva, as atividades remotas continuam e os professores não pararam de trabalhar na pandemia. "Temos cuidado com o aprendizado de nossos estudantes. Porém voltar para o ensino presencial é um risco para toda a comunidade escolar e suas famílias", enfatizou Valéria.

Ela ainda acrescentou que apenas a categoria pode decidir pelo fim da greve.

A Secretaria Estadual de Saúde garante que as escolas estarão abertas, nesta segunda-feira (19).

Greve pela vida

O Sintepe divulgou uma nota criticando o Governo de Pernambuco que, segundo a entidade, "desde 2015, ignora o direito constitucional de greve e sempre substitui a negociação pela judicialização, com pedidos de imposições de multas astronômicas que visam extinguir a atividade sindical, além de ameaças de abertura de processos contra dirigentes sindicais".

Na nota, o sindicato ainda afirma que o "Governo do Estado tem resolvido os conflitos das relações de trabalho de forma antidemocrática, recorrendo ao judiciário e ignorando o direito constitucional de greve, uma greve PELA SAÚDE E PELA VIDA de milhares de membros da comunidade escolar obrigados ao retorno de atividades presenciais SEM VACINA".

Leia:

Calendário de volta às aulas

Para os colégios da Rede Estadual, o retorno foi dividido em três etapas, com a primeira iniciando nesta segunda-feira, com as turmas da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e o 3º ano do ensino médio. Essas séries somam cerca de 87 mil alunos, segundo a Secretaria Estadual de Educação. As demais voltarão nas próximas duas semanas.