SUSTO

Bombeiro diz que estudante que se abrigou em fachada para fugir de incêndio agiu na 'adrenalina'

O estudante foi socorrido após se abrigar na fachada do 15º andar de prédio para fugir de incêndio no Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 19/04/2021 às 18:03
Reprodução/ Cortesia
FOTO: Reprodução/ Cortesia

As imagens de um estudante sendo resgatado de um incêndio após se abrigar na sacada do 15º andar de um prédio no Recife chamaram atenção. O capitão do Corpo de Bombeiros Erivelton Alves de Bezerra, comandante da operação que resgatou o jovem, conta que a corporação só encontrou a vítima após os moradores de prédios vizinhos apontarem a existência de alguém no local.

Em entrevista à Rádio Jornal, nesta segunda-feira (19), um dia após o episódio, ele comenta a ocorrência. “É uma situação inusitada a cada ocorrência, por mais que a gente tenha anos de serviço”, falou o capitão. “Observamos populares de prédios vizinhos que começaram a acenar. Foi aí que quando colocamos a cabeça para fora da janela achamos a vítima entre um pavimento e outro. A preocupação, a partir desse momento, foi manter contato verbal com a vítima para mantê-la o mais calma possível até realizarmos o salvamento”, completou.

Susto

De acordo com o capitão, o estudante estava dormindo quando foi surpreendido pelas chamas. “Na hora ele estava meio atordoado, sem saber o que estava fazendo. Pelo que entendi, ele estava dormindo e quando acordou se deparou com aquela fumaça no apartamento. A primeira atitude dele, na adrenalina, foi chegar aquele local. Conversamos bastante com ele enquanto minha equipe estava procurando o melhor acesso [para o resgate]”, lembrou o militar.

Segundo Bezerra, a corporação usou o acesso à caixa do ar-condicionado para que o estudante entrasse no apartamento. “Ainda tivemos dificuldade porque na parte interior do cômodo as paredes já estavam completamente cobertas pela fuligem, e não tinha como diferenciar o que era parede e o que era forro de gesso que estava cobrindo a abertura do ar-condicionado (...) Até então, ainda existia o risco dele cair. Só depois que seguramos a mão dele tivemos a certeza de que ele estava salvo, porque da mão do bombeiro é praticamente impossível a gente soltar”, afirmou.

Ele ainda acrescenta que o trabalho é gratificante. "Não existem palavras para explicar aquele momento que é vivenciado por nós, bombeiros. Por mais que a adrenalina venha alta, nós precisamos manter a tranquilidade e passar a vítima", disse.

Relembre o caso

Um estudante de 22 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, na manhã deste domingo (18), após um incêndio atingir um apartamento no 15º andar. O detalhe surpreendente desse caso é que o jovem precisou se abrigar em um recuo da fachada do prédio, uma parte que é destinada aos ar-condicionados para tentar se salvar das chamas.

O momento do resgate do estudante foi registrado por vizinhos de outros prédios. Assim que os bombeiros apagaram as chamas, um buraco foi aberto na parede e um bombeiro segurou a mão do rapaz até que ele conseguisse entrar novamente no apartamento.