ASSUNTOS DO DIA

Mais vacinas, matrícula dos aprovados no Sisu, cronograma da CPI: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 19/04/2021 às 6:26
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Cronograma para CPI da Pandemia será apresentado nesta segunda-feira (19). Bolsonaro diz que Fiocruz entrega mais 18 milhões de doses de vacina contra covid-19 este mês. Matrícula dos aprovados no Sisu começa nesta segunda-feira e vai até dia 23. Sintepe ignora Justiça e garante que greve dos professores está mantida.

CPI da Covid

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19 nesta segunda-feira (19). Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão. A votação ocorrerá nos mesmos moldes da eleição para a presidência do Senado, ocorrida em fevereiro. Urnas serão espalhadas nos corredores da Casa, na sala da comissão e na Chapelaria, para evitar aglomeração.

Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência.
Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência.
Reprodução/TV Jornal

Mais vacinas

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste domingo (18), por meio de uma rede social, que a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar 18 milhões de vacinas contra a covid-19 até o final de abril. Desse total, segundo o presidente, serão entregues 4,6 milhões de doses ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na outra semana. Na sexta-feira (16) a Fiocruz já havia entregue mais 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das 2,8 milhões liberadas na sexta-feira, 2,2 milhões já haviam sido entregues na última quarta-feira (14).

Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus
Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Matrícula

Depois da comemoração em ver o nome entre os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos devem ficar atentos aos prazos e documentos para realizar as matrículas, previstas para acontecer desta segunda (19) até sexta-feira (23), de acordo com cronograma de cada instituição. Devido à pandemia de covid-19, a maioria das universidades vai realizar o procedimento remotamente. Ou seja: é preciso redobrar a atenção para ter certeza de que todos os documentos exigidos foram enviados corretamente e de maneira legível.

Datas devem ser divulgadas esta semana
Datas devem ser divulgadas esta semana
Reprodução

Greve mantida

A greve das aulas presenciais dos professores da rede estadual de Pernambuco, prevista para começar nesta segunda-feira (19), está mantida, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), mesmo a Justiça estadual tendo considerado o movimento ilegal. No último sábado (17), o desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima determinou que não haja paralisação. Estipulou multa diária de R$ 200 mil para o Sintepe, caso a categoria descumpra a decisão, motivado por uma ação da Procuradoria Geral do Estado. A presidente do sindicato, Valéria Silva, assegura que a greve vai acontecer e informa que o Departamento Jurídico da entidade irá recorrer da decisão.

As aulas presenciais só foram liberadas para alunos do Ensino Médio
As aulas presenciais só foram liberadas para alunos do Ensino Médio
Reprodução/Por Dentro