ASSUNTOS DO DIA

CPI da Covid, campanha de vacinação contra a gripe, partido de Bolsonaro: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 20/04/2021 às 6:15
"Bivar está queimado para caramba lá (em Recife). Vai queimar o meu filme também", disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada
FOTO: "Bivar está queimado para caramba lá (em Recife). Vai queimar o meu filme também", disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

CPI da Covid será instalada no dia 27 de abril. Recife está com baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe. Pessoas com comorbidades devem ser as próximas a se vacinar contra covid-19 em Pernambuco. Em negociação para voltar ao PSL, Bolsonaro diz que decide até semana que vem. Fernando de Noronha registra primeira morte por covid-19 em seu território.

CPI da Covid

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), oficializou nesta segunda-feira (19) que a reunião para instalar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da pandemia será semipresencial e que o funcionamento do colegiado será definido pelos integrantes. Pacheco cita no ato da presidência da Casa que a criação da CPI considera a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), cuja liminar foi concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. A instalação deve ocorrer no próximo dia 27.

Sessões estão sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19
Sessões estão sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19
Arquivo/Jane de Araújo/Agência Senado

Vacinação contra a gripe

Os dados parciais, após uma semana de vacinação contra a gripe no Recife, em meio à alta da covid-19, revelam uma baixa adesão a essa campanha de imunização, iniciada no último dia 12. Crianças de seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) são o público-alvo desta primeira fase da mobilização, que tem como objetivo vacinar 90% desse grupo, formado por quase 130 mil pessoas. Até agora, foram apenas 15,7 mil vacinados desde o início da campanha. Em todo o Estado, a cobertura vacinal também está baixa. Em uma semana, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, foram aplicadas só 18,8% (63.723) das doses enviadas (338.400), pelo Ministério da Saúde, para a campanha contra gripe.

 A campanha de vacinação contra gripe começou no dia 12 deste mês e vai até 9 de julho
A campanha de vacinação contra gripe começou no dia 12 deste mês e vai até 9 de julho
Tânia Rego/ Agência Brasil

Próximo grupo

Após a vacinação contra covid-19 do público a partir de 60 anos, Pernambuco deve imunizar as pessoas que têm comorbidades (existência de uma ou mais doenças simultaneamente), que fazem parte do grupo que convive com problemas de saúde capazes de favorecer o agravamento da infecção pelo novo coronavírus. Essa população faz parte da terceira fase da mobilização no Estado, que não tem data para começar, pois a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) aguarda o envio de mais doses, pelo Ministério da Saúde, para definir localmente os próximos passos.

Grupos prioritários sendo vacinados contra a covid-19 no Recife
Grupos prioritários sendo vacinados contra a covid-19 no Recife
Bruno Campos/JC Imagem

Novo partido

Em negociação para retornar ao PSL, partido pelo qual se elegeu em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou o fim de abril como prazo para definir seu futuro político. O chefe do Poder Executivo tem falado desde o segundo semestre do ano passado que conversa com integrantes do PSL para voltar a ser um deles, mas também negocia com outras legendas. No mês passado ele afirmou que estava "namorando" um partido para ser "dono".

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Covid na ilha

Fernando de Noronha confirmou, nesta segunda-feira (19), a primeira morte por covid-19 em seu território desde o início da pandemia. A vítima é um guia turístico de 50 anos. O morador estava internado no Hospital São Lucas e apresentou os primeiros sintomas no dia 11 de abril. Ele morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Com a morte, sobe para três o número de moradores do arquipélago vítimas da doença. As outras duas pessoas, no entanto, faleceram no Recife.

A administração da ilha divulgou uma nota confirmando o caso
A administração da ilha divulgou uma nota confirmando o caso
Acervo/ JC Imagem