CONSCIÊNCIA

Na pandemia, Samu Recife registra menor número de trotes desde a criação do serviço

Coordenador do Samu Recife apontou que a população tem entendido a importância do serviço

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/04/2021 às 18:28
Andréa Rêgo Barros/ PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/ PCR

O Samu Recife ultrapassou a marca de 10 mil atendimentos a pessoas com sintoma de covid-19 em quase 15 meses de pandemia. A informação foi revelada pela Secretaria de Saúde do Recife, nesta terça-feira (20). O coordenador geral do serviço, Leonardo Gomes, afirmou que durante a pandemia o registro de trotes atingiu o menor número desde a criação do Samu.

“[Do total de chamados] 7,3% foram trotes. É o menor número desde a criação do Samu. Isso mostra que o reconhecimento está acontecendo por parte da população, que está entendendo que, num momento como esse, não se deve atrapalhar o serviço do Samu”, destacou.

>> Morre primeira socorrista do Samu Recife por complicações da covid-19

>> Covid-19: Cresce o número de pessoas que acionam o Samu para atendimento de urgência

Atendimentos

Leonardo Gomes lembrou que o Samu Recife foi responsável por atender o primeiro caso suspeito em Pernambuco. “O Samu está atuando desde o primeiro caso suspeito, em 25 de fevereiro de 2020, uma senhora que chegou no aeroporto dos Guararapes. O Samu vem trabalhando diuturnamente há quase 15 meses atendendo vítimas suspeitas da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), na qual boa parte boa parte delas é covid-19 (...) São homens e mulheres dedicando 24 horas por dia, sem parar”, contou.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), entre fevereiro de 2020 e abril de 2021, o Samu recebeu cerca de 89 mil chamados que resultaram em quase 48 mil envios de ambulâncias para ocorrências gerais na capital pernambucana. Deste total, mais de 17 mil foram chamados para atender causas respiratórias (pessoas com sintomas de covid-19), resultando em assistência a 10.026 moradores do Recife em quase 15 meses de pandemia do novo coronavírus. A marca foi alcançada nesta terça-feira (20).