Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Jair Bolsonaro deve defender fim do desmatamento na Cúpula do Clima. Parcela do Auxílio Emergencial é paga a nascidos em agosto e beneficiários do Bolsa Família com NIS final 4. Ministro da Saúde diz que vacinação dos grupos prioritários deve ir até setembro. Brasil espera receber 80 mil kits intubação da Espanha e vai abrir pregão internacional para tentar normalizar estoque. Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina nesta sexta-feira (23).
Cúpula do Clima
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa nessa quinta-feira (22) da primeira sessão da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizado pelo presidente norte-americano, Joe Biden. O encontro acontece às 9h (horário de Brasília). No discurso, o chefe do executivo vai reafirmar os compromissos assumidos em carta enviada a Biden, em especial, o fim do desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.
Auxílio Emergencial
A Caixa Econômica Federal paga, nesta quinta-feira (22), a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 para mais dois grupos de trabalhadores. Quem recebe desta vez são os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família cujo número do NIS se encerra em 4. Também recebem nesta quinta os trabalhadores que não fazem parte do Bolsa e com aniversário em agosto.
Previsão
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (21) que todos os grupos prioritários podem ser imunizados contra a covid-19 até meados de setembro. O médico não havia ainda apresentado previsões de vacinação de cerca de 77,2 milhões de pessoas que constam nas prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI). Neste grupo estão pessoas acima de 60 anos, com outras doenças - diabetes ou hipertensão, por exemplo - e grupos de trabalhadores essenciais, como professores e forças de segurança.
Kits intubação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (21) que a pasta vai realizar um pregão nacional e internacional para tentar normalizar os estoques de medicamentos do chamado kit intubação, usado em pacientes nas unidades de terapia intensiva. Segundo ele, também é aguardada a doação de 80 mil itens do kit de intubação por parte da Espanha, que deverão chegar na próxima semana. De acordo com o ministro, o pregão será na modalidade sem fixação de preços. Queiroga explicou que o ministério já fez ações junto a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a aquisição desses insumos, mas que o procedimento não é rápido e que decidiu fazer um pregão no intuito de conseguir os medicamentos em um prazo mais curto.
Mais vacinas
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta quarta-feira (21) que vai entregar, na próxima sexta-feira (23), 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses, já que a entrega estava prevista para ocorrer em duas etapas, sendo que uma primeira remessa seria despachada para o Ministério da Saúde ainda nesta quarta-feira (21). Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre às sextas-feiras. Segundo a fundação, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).