Quarentena

Governador Paulo Câmara anuncia novo protocolo de controle da pandemia para Pernambuco; regras começam na próxima segunda-feira

Anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo governador

Atualizada às 13h13
Atualizada às 13h13
Publicado em 22/04/2021 às 12:03
 Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou nesta quinta-feira (22) novas regras para o plano de convivência com a covid-19. O novo protocolo começa a valer na próxima segunda-feira (26).

O atual decreto vale até o próximo domingo (25). Com a manutenção de altos números referentes à pandemia nas últimas três semanas, o governo decidiu estender as regras atuais até a próximo dia 9 de maio, mas fez alguns ajustes.

Assista o pronunciamento:

Veja o que muda no plano de convivência com a covid-19:

  • Comércio de praia

O governador decidiu liberar o comércio nas praias do Estado entre 9h e 16h, de segunda a sexta-feira, mas manteve a proibição dessas atividades nos finais de semana.

  • Outras atividades no final de semana

O novo protocolo também amplia o horário de funcionamento de outras atividades econômicas. "O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, disse Paulo Câmara. Não está claro, entretanto, como será feita a fiscalização desses horários. No decreto que vence no próximo domingo (25), aos finais de semana, as atividades econômicas só podiam funcionar das 9h às 17h.

No boletim divulgado na noite de quarta-feira (21), a SES informou que 97% dos leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 estavam ocupados no Estado.

Atual situação em Pernambuco

Até esta quinta-feira (22), 13.425 pessoas já morreram vítimas da covid-19 em Pernambuco. Nas últimas 24h, segunda a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 45 novos óbitos. O número de casos também continua alto. De ontem para hoje, foram mais 1.202 casos confirmados, o que totaliza 389.709 casos da doença desde o início da pandemia.

Anúncio

Confira a nota enviada pelo governo:

"O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira (22.04), que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto. Por conta disso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado decidiu, em reunião realizada ontem (21.04), estender as atuais restrições contidas no Plano de Convivência até o dia 9 de maio, com alguns ajustes que passarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (26).

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, detalhou Paulo Câmara.

Ainda de acordo com o governador, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará analisando diariamente os números da pandemia para avaliar a necessidade de novos ajustes para o período a partir de 10 de maio. “Seguimos contando com a compreensão de toda a população pernambucana. É nosso dever manter as atitudes preventivas. Evite aglomerações, higienize as mãos e sempre use máscara”, finalizou."