Chuvas no Agreste

VÍDEO: Antes de ser engolida por cratera em Garanhuns, mulher gravou vídeo reclamando de buraco na rua; ‘Prefeito, cadê você?’

Durante forte chuva em Garanhuns nessa quarta-feira (21), Cláudia Nayara Melo foi arrastada pela água e caiu em buraco no centro da cidade; Corpo foi encontrado no Rio Mundaú

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 22/04/2021 às 9:32
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Atualização: O corpo de Cláudia foi encontrado por um agricultor no Rio Mundaú, que corta a cidade de Garanhuns.

As fortes chuvas que se abateram sobre a cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano, na noite da quarta-feira (21), deixaram ao menos uma vítima. Cláudia Nayara Melo foi arrastada pela água e caiu em uma cratera. O corpo de Cláudia foi encontrado na manhã desta quinta. Antes do acidente, Nayara gravou um vídeo fazendo críticas à Prefeitura da cidade e reclamando do buraco na rua.

O acidente aconteceu por volta das 20h, na rua Antônio Paulo de Miranda, no centro da cidade, onde ela morava com a família. De acordo com a prefeitura da cidade, Cláudia e outros moradores da região tentavam empurrar um veículo que estava sendo arrastado pela enxurrada, quando ela mesma acabou sendo levada pela força da água. Minutos antes, ao lado de um vizinho, Cláudia gravou um vídeo reclamando da situação.

“Isso aqui está um absurdo. Essa rua só tem trabalhador. Isso aqui é uma coisa muito feia. Todo mundo trabalha aqui. Na porta da minha casa, está um buraco que ninguém pode sair nem entrar. Isso aqui é uma coisa muito feia”, disse a mulher.

Veja vídeo:

No vídeo, o morador que fez as imagens, diz que o buraco havia aparecido na rua “há mais de oito dias”. “Gastei 700,00 para consertar a caixa de gordura da minha casa e a empresa não vem entregar porque a rua está interditada. Cadê o prefeito?. Essa é a coisa mais absurda que eu estou vendo. Isso é uma humilhação”, reclamou Cláudia.

No vídeo, os moradores citam nominalmente o nome do prefeito da cidade, Sivaldo Albino, e pedem que ele tome providências para resolver a situação. “Sivaldo, fi de Deus, cadê você?”, disse Cláudia indignada.

Os moradores aproveitaram para reclamar da escuridão na rua. “A gente não sai de noite por causa da escuridão. A gente vive no meio da muriçoca. Estamos entregue às baratas”.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a prefeitura de Garanhuns disse “como a população pode ver em diversos vídeos nas redes sociais, as chuvas foram fortes, em pouco tempo, e as galerias não absorveram a quantidade de água em diversos locais da cidade”. Com relação ao acidente envolvendo Cláudia, a nota afirma que “havia já serviço da Secretaria de Obras em outro local da artéria, não havendo qualquer ligação com a cratera das chuvas de ontem”.

Nota na íntegra:

"Nota da Prefeitura de Garanhuns

A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, informa que foi acionada na noite de ontem (21), sobre uma ocorrência na Rua Antônio Paulo de Miranda, centro da cidade. Juntamente com Defesa Civil, AMSTT, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a secretaria tomou conhecimento de uma tragédia que vitimou uma mulher. Devido às fortes chuvas, o carro de uma família estava sendo carregado pelas águas, na frente de casa, quando o casal, com ajuda de amigos, tentou empurrar o carro para local seguro, no entanto, o calçamento afundou e criou uma cratera, infelizmente a mulher e o carro caíram, sendo ela carregada pela forte correnteza.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, também esteve no local, acompanhando os trabalhos das equipes de resgate e infraestrutura.

As fortes chuvas no início da noite desta quarta-feira (21), infiltraram, romperam tubulações e causaram diversos estragos no município, a exemplo da Rua Antônio Paulo de Miranda, que infelizmente contou com uma vítima fatal, em trágico acidente. Um outro buraco estava isolado com cavaletes, não sendo o mesmo do acidente desta noite.

As buscas pela mulher desaparecida seguiram até próximo das 02h da madrugada, com apoio de moradores da referida localidade, porém sem sucesso de encontrar o corpo. Os trabalhos já reiniciaram nesta manhã de quinta-feira.

A Secretaria informa ainda que há relatos de outros buracos, afundamentos, galerias obstruídas, alagamentos e ruas com problemas em outros locais no município, e está multiplicando as equipes para atender os chamados. As últimas chuvas já haviam causado diversos estragos, principalmente em ruas calçadas ou asfaltadas fora do padrão de qualidade ou que há muito tempo não passam por manutenção. De toda forma, como a população pode ver em diversos vídeos nas redes sociais, as chuvas foram fortes, em pouco tempo, e as galerias não absorveram a quantidade de água em diversos locais da cidade. Quanto à Rua Antônio Paulo de Miranda, ressaltamos que havia já serviço da Secretaria de Obras em outro local da artéria, não havendo qualquer ligação com a cratera das chuvas de ontem.

Estamos trabalhando para restabelecer a normalidade, lamentando a fatalidade que vitimou uma mulher, e refutando o uso político que algumas pessoas e adversários políticos tentaram fazer desta tragédia.

Para qualquer informação e solicitação de serviços, a população pode acionar o telefone da Ouvidoria: 3762.7003

PMG".