ABASTECIMENTO

Compesa reduz racionamento de água em São Lourenço da Mata; veja como fica

Segundo a Compesa, mudança no abastecimento de água irá beneficiar 115 mil pessoas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/04/2021 às 18:13
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Compesa anunciou, nesta segunda-feira (26), que, em São Lourenço da Mata, o acumulado de chuvas elevou o nível da Barragem de Várzea do Una para 18%, retirando o manancial da situação de pré-colapso. Agora, os moradores da cidade contarão com redução no rodízio de abastecimento de água. O novo calendário entra em vigor nesta quarta-feira (28) e vai beneficiar 115 mil pessoas.

A recuperação da barragem, localizada no próprio município de São Lourenço e com capacidade de acumulação de 9,2 milhões de metros cúbicos, permitiu o aumento em 70 litros por segundo da água captada, que agora é de 250 litros por segundo.

>> Compesa: veja quais bairros voltam a ter água todos os dias no Recife

>> Compesa muda calendário de abastecimento de água no Grande Recife; saiba como fica

Como fica?

Com a recuperação da barragem, a Companhia instituiu novo regime de abastecimento para o município de 1 dia com água e 8 dias sem. Antes, a população tinha 1 com água e oito dias sem.

Com o volume já acumulado no reservatório e a estimativa de precipitações mais intensas com o avanço da quadra chuvosa, a Compesa concluiu uma fase de ajustes operacionais no Sistema Várzea do Una, que resultou na redução de dois dias no rodízio.

Em janeiro, a escassez de chuvas na região forçou a redução da vazão de água no sistema de 350 litros por segundo para 180 litros de água por segundo, com a consequente ampliação do rodízio de abastecimento da população.