ASSUNTOS DO DIA

Relator da CPI da Covid, Sputnik V, fiscalização ambiental: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 27/04/2021 às 6:11
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pernambuco fica sem vacina russa Sputnik V após Anvisa vetar importação. Com base em regimento, Senado deve manter Renan Calheiros como relator da CPI da Covid. Ricardo Salles legitimou ação de criminosos, não do servidor público, diz delegado da PF. Brasil tem 391,3 mil mortes e 14,3 milhões de casos de Covid-19.

Decisão da Anvisa

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitaram, nesta segunda-feira (26), o pedido de autorização excepcional para importação da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. Pernambuco e outros estados do Norte e Nordeste se preparavam para receber 29,6 milhões de doses do imunizante. As três gerências técnicas envolvidas na análise da vacina avaliaram que a falta de dados básicos e falhas identificadas nos estudos e no processo produtivo do imunizante impedem que seja garantida a eficácia, segurança e qualidade do produto.

Sputnik V é considerada segura e eficaz
Sputnik V
Reuters/Direitos reservados

CPI da Pandemia

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), recorreu ao Twitter na noite desta segunda-feira (26), para criticar a decisão da Justiça Federal de barrar a possibilidade de o senador Renan Calheiros (MDB-AL) ser indicado relator da CPI da Covid. Nesta segunda, véspera da instalação da CPI, a Justiça Federal do Distrito Federal acolheu uma ação popular protocolada pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e resolveu impedir a possibilidade de Renan assumir a relatoria da comissão. A decisão foi interpretada como uma vitória do Palácio do Planalto, que vê no senador alagoano um adversário político. O Senado, contudo, deverá alegar questões regimentais e manter Renan como relator da CPI da Covid.

Senador Renan Calheiros (MDB)
Senador Renan Calheiros (MDB)
Agência Brasil

Fiscalização

Em comissão realizada pela Câmara dos Deputados para discutir o assunto, Alexandre Saraiva disse que Salles decidiu se colocar ao lado dos madeireiros a partir da avaliação de duas toras de madeira, quando estava diante da maior apreensão de madeira ilegal já feita pela PF em toda história. Saraiva, que foi afastado do cargo após a denúncia contra Salles, apresentou detalhes das áreas onde a madeira foi apreendida e afirmou que "não como essa madeira ser legal, sob nenhuma hipótese".No sábado (24), o delegado publicou em seu perfil no Twitter uma foto da placa que recebeu do efetivo da PF no Amazonas e afirmou: "Honra maior não existe".

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
FABIO RODRIGUES POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL

Pandemia no Brasil

O total de mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus chegou a 391.936. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.139 novos óbitos. Ontem (25), o balanço diário marcava 381.478 vítimas que não resistiram à pandemia. Ainda há 3.628 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. Já a soma de diagnósticos positivos desde o início da pandemia alcançou 14.369.423. Ontem e hoje, foram confirmados 28.636 novos diagnósticos positivos. Ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 13.973.695 casos acumulados.