POLÍTICA

'Já estão prendendo e assassinando quem se posiciona contra atual governo', diz desembargador do TJPE

Declaração foi publicada em uma rede social pelo desembargador do TJPE Bartolomeu Bueno

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/05/2021 às 15:37
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Bartolomeu Bueno voltou a se manifestar sobre a situação política do país. Conforme revelado pelo Blog de Jamildo, o desembargador do TJPE publicou em uma rede social que "já estão prendendo e torturando e assassinando quem se posiciona contra o atual governo [do presidente Jair Bolsonaro]".

"Nós já estamos vivendo um Estado de Exceção. Já estão prendendo e torturando e assassinando quem se posiciona contra o atual governo. A Policia Federal (um delegado que ousou investigar o ministro Sales, foi exonerado e está sendo ameaçado) e as forças armadas estão aparelhadas pelo governo (os comandantes e oficiais legalistas afastados). Vamos reagir. Os soldados, cabos e graduados e os oficiais de baixa patente ou subalternos (tenentes), estão com o povo. Onde já morreram mais 400 mil só de COVID, com previsão factível para um milhão até o final do ano), morrer mais um milhão ou dois milhões em uma guerrinha civil, não será nada. Estou nessa. Ninguém vai me golpear sem reação", diz a postagem do desembargador do TJPE.

Veja a publicação:

Nós já estamos vivendo um Estado de Exceção. Já estão prendendo e torturando e assassinando quem se posiciona contra o...

Publicado por Bartolomeu Bueno De Freitas Morais Bueno em Sexta-feira, 30 de abril de 2021

Denúncia de articulação de grupos para golpear o Brasil

No dia 13 de abril, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Bartolomeu Bueno fez uma postagem em sua conta pessoal do Facebook em que afirmava que “todos os que têm o poder das armas estão se articulando para golpear o Estado Democrático e Social de Direito do Brasil e rasgar a Constituição em vigor”.

Um dia depois da publica, em entrevista à Rádio Jornal, ele explicou o motivo da publicação e disse que preferia morrer lutando. "Todo dia é uma ameaça ao Estado Democrático e Social de Direito e nós, como cidadãos, que defendemos a Constituição, temos que estar preparados. Não defendo a luta armada, mas, evidentemente, se tiver um golpe eu vou tentar me defender. Não vou aos 67, 68 anos de idade ser preso, torturado e morto. Eu prefiro ser morto lutando”, afirmou.

Após a repercussão, o desembargador apagou a postagem e disse que iria se afastar do Facebook.

Veja a publicação que foi removida pelo desembargador:

Desembargador Bartolomeu Bueno apagou postagem em que falava sobre articulação de golpe no Brasil
Desembargador Bartolomeu Bueno apagou postagem em que falava sobre articulação de golpe no Brasil
Reprodução/ Facebook