No Recife, gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente podem agendar aplicação da vacina a partir desta terça

Vacina contra a covid-19 já poderá ser aplicada neste público a partir desta quarta-feira (5)

VACINAçãO CONTRA COVID-19
No Recife, gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente podem agendar aplicação da vacina a partir desta terça

Gestantes podem receber vacina contra covid - Foto: Reprodução/Freepik

Gestantes e mulheres que tiveram filho recentemente, no Recife, já podem agendar a aplicação da vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (4).  O agendamento, como para todos os grupos prioritários, deve ser feito através do site ou aplicativo Conecta Recife a partir do meio-dia. A aplicação das doses começa na quarta-feira (5). 

A vacinação em grávidas e puérperas (como são chamadas as mulheres que tiveram filhos há, no máximo, 42 dias) acontece em quatro centro específicos, sendo eles: Parque da Macaxeira, nos Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, e na UPA-E do Ibura.

O que é necessário para essas mulheres agendarem a vacina?

"Para comprovar a condição é obrigatório anexar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Além disso, também é necessário anexar um comprovante de residência do Recife", explica nota enviada pela prefeitura do Recife.

O que levar no dia da vacinação?

"No dia agendado para a vacinação, as mulheres devem levar, além da versão original, cópias dos documentos anexados no Conecta Recife, que ficarão retidas no local", esclareceu a prefeitura.

Nota

A partir das 12h desta terça-feira (4), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 42 dias) que moram no Recife poderão agendar, através do Conecta Recife, a vacinação contra a covid-19. A vacina começa a ser aplicada já nesta quarta-feira (5) em espaços específicos reservados em quatro pontos de vacinação da cidade: no Parque da Macaxeira, nos Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, e na UPA-E do Ibura. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos na manhã desta terça (4).

“Com a chegada de uma remessa da vacina Pfizer, estamos anunciando o agendamento, a partir das 18h de hoje, para grávidas e puérperas (mulheres até 42 dias depois do parto). A vacinação deste novo grupo começa amanhã. A vacina da Pfizer passou por testes específicos para gestantes. Por isso, a nossa decisão de vacinar preferencialmente esse grupo com essa vacina. E para vacinar esse novo grupo, vamos preparar espaços específicos nos centros da Macaxeira, do Juizado de Pequenas Causas, na UFRPE e na UPA-E do Ibura”,explicou o prefeito João Campos.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para comprovar a condição é obrigatório anexar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Além disso, também é necessário anexar um comprovante de residência do Recife.

No dia agendado para a vacinação, as mulheres devem levar, além da versão original, cópias dos documentos anexados no Conecta Recife, que ficarão retidas no local. Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid-19 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.