pênis

Cerveja diminui o pênis? Médico faz alerta sobre impotência e álcool

Pesquisa da USP fez novas descobertas dos impactos causados pelo consumo em excesso de bebidas alcoólicas à saúde sexual do homem

Imagem do autor
Cadastrado por

Ísis Lima

Publicado em 06/05/2021 às 19:10 | Atualizado em 03/11/2023 às 10:31
X

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado no European Journal Pharmacology mostrou que o consumo em excesso de bebidas alcoólicas pode causar disfunção erétil, isso acontece porque o consumo exagerado de álcool pode prejudicar a circulação sanguínea, o que influencia na ereção.

"Homens que usam álcool cronicamente, ou seja, mais de 14 doses por semana, têm uma chance maior de ter disfunção erétil. Isso já é cientificamente provado", explica doutor Filipe Tenório, pesquisador e médico urologista especializado em microcirurgia, saúde sexual e infertilidade masculina.

"O que esse estudo traz de novidade é o mecanismo pelo qual o álcool causa essa disfunção erétil. Eles descobriram que o álcool vai lá no pênis, diretamente, causar um dano às células do pênis e isso diminui a produção do óxido nítrico, a substância que causa a ereção", acrescenta.

De acordo com o especial, a descoberta é importante porque antes a ciência acreditava que o grande problema da disfunção erétil associada ao consumo do álcool estava mais à nível cerebral.

"Quando a pessoa bebe muito ela começa a desmaiar e dormir. Mas agora, esse estudo mostra que o álcool tem o impacto também lá no pênis", diz.

"Se esse abuso de álcool é mantido durante muito tempo, provavelmente o pênis não vai conseguir se recuperar, porque a quantidade de radical livre que é gerado no pênis é muito grande (...) Com o tempo, essa disfunção vai ser irreversível”, explica.

Qual a bebida mais prejudicial à saúde sexual do homem?

“Não consigo dizer qual a mais prejudicial. Mas consigo dizer qual a menos: o vinho. Na verdade, aparentemente, o consumo de vinho está relacionado com a função erétil", respondeu o médico urologista.

"Pessoas que consomem muito pouco vinho ou nenhum vinho tendem a ter uma ereção pior do que as que consomem em doses moderadas. E aquelas que consomem muito vinho também, mais de 14 doses por semana, também começam a ter danos à função erétil”, completou.

Filipe Tenório acrescentou que o vinho contém várias substâncias antioxidantes, o que faz bem à saúde.

>> Conheça o vinho ideal para cada signo

Corpo e mente saudáveis

Segundo o médico, ereção é sinal de saúde e alguns hábitos são importantes para manter a função em dia. Dicas clássicas como manter uma alimentação saudável e praticar exercícios. Além disso, estar com a saúde mental em dia também é importante.

“O cérebro é um importante órgão da função sexual. Se o homem não está com a cabeça em ordem, ele não vai ter resposta na cabeça de baixo. O pênis não vai ter ereção", explica o médico.

"Muitos homens chegam para mim com disfunção erétil de origem psicológica eles acham que não têm problema nenhum. Mas aí quando vão fazer uma psicoterapia, às vezes com o psiquiatra, eles começam a perceber o quão ansiosos eles estavam e às vezes até depressão", contou.

Tags

Autor