Recife

Parque da Jaqueira pode ser privatizado? Entenda o que está em jogo

Um dos principais espaços públicos de lazer da Zona Norte da capital pernambucana, Parque da Jaqueira está em estudo para programa de parcerias público-privadas

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/05/2021 às 12:45
Foto: Irandir Souza/PCR
FOTO: Foto: Irandir Souza/PCR

A prefeitura do Recife faz estudos para implementar parques da cidade em um programa de parcerias público-privadas. Entre os alvos do estudo, está o Parque da Jaqueira, um bonito parque situado no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade, onde a população pratica esportes e se diverte, embaixo das sombras de dezenas de árvores.

Além do Parque da Jaqueira, o Parque do Capibaribe, Parque do Caiara, Parque Dona Lindu, Parque das Esculturas, Parque do Jiquiá, Parque da Macaxeira, Sítio Trindade e Jardim Botânico entraram no estudo.

"Estamos discutindo a concessão de alguns parques municipais. Mesmo que haja concessão, não vai ter cobrança de ingresso para entrar nos parques. Para evitar até qualquer incompreensão por parte do que vai ocorrer com as parcerias. A receita do parceiro privado poderá vir de exploração de publicidade ou de algum atrativo adicional que ele coloque no parque, mas não o acesso", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux ao Jornal do Commercio.

Na manhã desta quinta-feira, o Passando a Limpo, da Rádio Jornal, abordou este tema. Participou do programa o presidente do Movimento Pró-Pernambuco, Avelar Loureiro, que falou sobre o assunto. Para ele, o que a prefeitura tenta é usar melhor os espaços públicos para captar recursos.

Ouça a entrevista: