ASSUNTOS DO DIA

Falta de leitos para crianças, restrições prorrogadas, CPI da Covid: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 07/05/2021 às 6:11
Reprodução/ YouTube
FOTO: Reprodução/ YouTube

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pernambuco prorroga restrições de comércio e atividades econômicas. Ministério Público de Pernambuco apura falta de leitos para crianças com sintomas de covid-19 no Hospital Barão de Lucena. Ministro da Saúde, Queiroga evita expor opinião sobre cloroquina na CPI da Covid. Pernambuco recebe mais 165,1 mil doses da vacina Astrazeneca contra a covid-19

Restrições em Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (06), a prorrogação das restrições de como fica o funcionamento de comércio e atividades econômicas no estado. O atual decreto valia até o próximo domingo (09), Dia das Mães, mas será estendido por mais 15 dias. Dessa forma, as medidas determinadas pelo decreto estadual vão vigorar até o dia 23 de maio.

Movimentação nas ruas do centro do Recife, na véspera de Natal
Movimentação nas ruas do centro do Recife, na véspera de Natal
Alex Oliveira / JC IMAGEM

Falta de leitos para crianças

Após denúncias feitas por médicos sobre superlotação em ala pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, Zona Oeste do Recife, a Promotoria de Justiça em Saúde do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinou uma inspeção na unidade, a fim de que possa ser elaborado um relatório sobre a assistência. Na manhã desta quinta-feira (6), o HBL estava com 37 pacientes (bebês e crianças) com sintomas respiratórios internados, sendo cinco deles intubados e três em ventilação não invasiva, popularmente conhecida pela sua sigla, VNI.

Parentes de uma menina de 4 anos questionam atestado de óbito entregue pelo Hospital Barão de Lucena
Sérgio Bernado/Acervo JC Imagem

CPI da Covid

O depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criou um clima tenso na CPI da Covid na manhã desta quinta-feira (6) diante da resistência do auxiliar de Bolsonaro em responder qual sua posição sobre o uso da cloroquina em pacientes da covid-19, medida defendida pelo presidente da República, mesmo sem eficácia comprovada do medicamento contra a doença. O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), e o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), elevaram o tom e as cobranças para que Queiroga se manifestasse objetivamente sobre o tópico, enquanto que o ministro afirmou não ser esse o momento apropriado para dar sua opinião sobre o medicamento.

Médico cardiologista, Marcelo Queiroga, é o novo ministro da saúde
Médico cardiologista, Marcelo Queiroga, é o novo ministro da saúde
Geraldo Magela/Agência Senado

Mais vacinas

O Estado de Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (6), mais 165.100 doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz contra a covid-19, para dar continuidade à imunização das pessoas com comorbidades. Os 18 volumes foram desembarcados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, às 16h20, e seguiram para conferência, armazenamento e divisão entre os municípios no Programa Estadual de Imunização. Com a nova remessa, já são 3.095.180 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas por Pernambuco, sendo 1.789.560 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech.

Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus
Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus
Tânia Rêgo/Agência Brasil