Golpe

Golpe no WhatsApp: Bandidos usam falso kit do Boticário de Dia das Mães para instalar vírus e roubar informações; veja como funciona

Para evitar golpes, o ideal é não clicar em links sem ter a certeza do teor da página a ser acessada

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 07/05/2021 às 7:48
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Dia das Mães está chegando e, aproveitando a sensibilidade da data, bandidos estão usando o WhatsApp para aplicar golpes em mães e filhos. Usando uma falsa propaganda do Boticário - empresa de perfumaria e cosméticos - os criminosos repassam um link, oferecendo um falso brinde com um kit de produtos da marca. Ao clicar no link, a vítima pode ter o celular contaminado por um vírus e ter dados sigilosos roubados.

O link vem acompanhado com a frase “Olha esse pra sua mãe!”. Ao clicar, a vítima é redirecionada para sites ilegais que podem roubas informações como senhas bancárias, ter acesso à agenda de contatos e, possivelmente, até mesmo clonar o WhatsApp. Portanto, ao receber este tipo de conteúdo, o melhor a fazer é não clicar no endereço eletrônico.

Não é a primeira vez que os bandidos usam esse tipo de golpe. Em outros anos, o Boticário divulgou comunicado afirmando que não realiza sorteios de kits de Dia das Mães pelo WhatsApp. Nos comunicados anteriores, a empresa também afirmou que estes links representam “um risco”. Por enquanto, a única interação oficial da empresa com o WhatsApp é por meio do site oficial da companhia.

Não confie!

O link que acompanha golpe que trata especificamente esta reportagem é o "follow.ru/boticário", mas os bandidos podem se sofisticar e modificar links. Portanto, o ideal é não clicar em links que prometam prêmios.

Ao acessar os links, os golpistas podem pedir dados como CPF, nome, telefone e endereço para, supostamente, realizar o cadastro na promoção. Mas esses dados podem ser usados pelos bandidos para a prática de vários crimes.

Portanto, toda atenção é pouca. Especialistas orientam que os usuários do WhatsApp devem usar a rede de forma crítica e não acreditar em tudo que chega - mesmo que seja enviado por amigos e parentes.