registro

Vídeo: Foguete chinês fora de controle é visto no céu de Santa Catarina

As imagens do foguete chinês fora de controle foram registradas por uma câmera de segurança

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 09/05/2021 às 14:21
Reprodução/Youtube
FOTO: Reprodução/Youtube

O foguete chinês, que está fora de controle, e deve cair na Terra ainda neste final de semana, foi visto no céu de Santa Catarina. O registro foi feito pela câmera de monitoramento de uma estação astrônomo amador Jocimar Justino, por volta das 18h30 da sexta-feira (07). Os destroços de foguete chinês caíram na região das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. Já a maior parte dos componentes da nave se desintegrou na reentrada da atmosfera terrestre. Veja o vídeo:

A Agência Espacial de Voos Tripulados da China afirmou em comunicado que, de acordo com o monitoramento e a análise, às 10h24 (23h24 de sábado no horário de Brasília) de 9 de maio de 2021, o primeiro estágio do foguete Longa Marcha 5B entrou na atmosfera. Em relação ao caso, o governo chinês minimizou os riscos do foguete fora de controle.

> Foguete chinês que deve cair na Terra até domingo tem 30 metros e 20 toneladas

Ao voltar para a atmosfera terrestre, o foguete pode se desintegrar em várias partes e atingir locais diferentes. Espera-se que entre 60 e 80% do material vire vapor antes de chegar a 60 km de altitude. A resistência atmosférica também pode reduzir a velocidade dos fragmentos.

Atingir o Brasil?

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a Empresa de Meteorologia Clima Ao Vivo e a Comunidade Internacional, a probabilidade do foguete atingir o Brasil é de 1,48%.

> AO VIVO: Acompanhe trajetória do foguete chinês desgovernado

Segundo os pesquisadores, o foguete chinês deve entrar na órbita da Terra por volta das 9h50 do domingo. Há uma margem de erro de 12h para mais ou para menos disso acontecer. A possibilidade de alguém ver o foguete é de 3%.

Ao retornar à nossa atmosfera, o estágio central do Longa Marcha 5B deve proporcionar um verdadeiro espetáculo no céu, e 350 câmeras prontas para registrar a possível reentrada do foguete chinês sobre o Brasil.