Vacinação contra covid-19

Recife retoma aplicação da segunda dose da CoronaVac nesta segunda-feira; ainda há falta de vacinas

Após atrasos do governo federal, Recife precisou adiar aplicação da segunda dose da CoronaVac. Precisando de 21 mil doses, capital de Pernambuco tem apenas 7.610 nesta segunda-feira

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 10/05/2021 às 10:25
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Após 11 dias de incertezas, moradores do Recife voltam a receber a segunda dose da CoronaVac nesta segunda-feira (10). A aplicação do imunizante produzido pelo Instituto Butantan havia sido suspensa na capital de Pernambuco desde o dia 29 de abril, por falta de envio de novos lotes por parte do governo federal. O que preocupa é que, mesmo após todo esse tempo, a cidade ainda não tem quantidade suficiente de estoque para garantir que toda a população que já recebeu a primeira dose complete o esquema vacinal na data prevista.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, cerca de 21 mil pessoas tiveram a aplicação da segunda dose reagendada entre 29 de abril e 9 de maio. Entretanto, nesta segunda-feira (10), a cidade tem o suficiente para imunizar apenas 7.610 pessoas com a CoronaVac - um déficit de aproximadamente 13.400 doses.

Na prática, se 21 mil pessoas deveriam ter sido vacinadas ao longo de 11 dias, isso significa que o Recife aplicaria, em média, algo em torno de 1.900 doses diariamente. Com o atual estoque, se essa média se mantiver, a capital pernambucana não conseguirá manter o calendário nem sequer até o próximo final de semana.

>>> Vjea quando você receberá segunda dose da CoronaVac, no Recife, clicando aqui.

Em todo o Estado de Pernambuco, faltam 71 mil doses da CoronaVac para serem aplicadas na população que já recebeu a primeira parte do imunizante. De acordo com superintendente de imunização da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina Melo, uma nova remessa da CoronaVac deve chegar ao Estado até o fim desta semana, mas não há confirmação para o dia exato nem expectativa de que o novo lote venha recheado com a quantidade suficiente para suprir a atual demanda represada.

>>> Governo de Pernambuco garante que atraso na vacinação não prejudicará imunização.

Calendário no Recife

Por enquanto, no caso do Recife, oficialmente, não há mudança no atual calendário. Os reagendamentos foram feitos de forma automática. Quem deveria ter recebido a segunda dose no dia 29 de abril, deve ser vacinado nesta segunda (dia 10). Assim, quem receberia no dia 30 de abril, vai receber na terça-feira (dia 11); quem deveria ter sido vacinado no dia 1º de maio, deve receber o imunizante na próxima quarta-feira (12) e assim por diante (confira calendário completo, aqui). O local e horário de recebimento da vacina segue o mesmo que foi escolhido no momento do agendamento. Para confirmar essas informações, os moradores da cidade podem checar os dados sobre a vacinação no site do Conecta Recife.