Chuva no Grande Recife

Deslizamento de barreira com vítima, canal transbordado, quedas de árvores e muito alagamento: o dia de caos no Grande Recife

No Recife, em 12 horas, choveu o equivalente a 30% de toda a água que era esperada para o mês inteiro

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 13/05/2021 às 12:07
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Moradores do Grande Recife enfrentam um dia de caos nesta quinta-feira (13). Chuvas torrenciais que caem desde a madrugada provocaram muita dificuldade. Barreiras deslizaram, árvores caíram, o canal da avenida Agamenon Magalhães transbordou e muitas ruas ficaram alagadas. A Defesa Civil do Recife ainda espera mais água ao longo da tarde e apela: "fiquem em casa".

No bairro da UR-11, em Jaboatão dos Guararapes, uma barreira cedeu na manhã desta quinta, cobrindo uma residência na Rua Expedicionário Francisco Vitorino Ladeira. De acordo com os socorristas, ao menos uma pessoa ficou parcialmente soterrada pela lama, mas conseguiu ser retirada viva.

Alagamentos

Com a maré alta por boa parte da manhã, muitas ruas ficaram alagadas, já que a água não conseguiu escoar. Reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação flagrou alagamentos em diversos bairros da zona norte e sul do Recife, além de bairros da cidade de Olinda. Em vários bairros, choveu mais de 100mm em 12 horas.

Árvores caídas

Na avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, zona sul do Recife, uma árvore caiu no final da manhã e derrubou um poste. O trânsito ficou interditado e faltou luz. Por volta do meio dia, técnicos de autarquias responsáveis estavam no local para contornar a situação.

Canal da Agamenon transbordado

Perto do Parque Amorim, o canal da Avenida Agamenon não suportou o volume de chuvas e transbordou, atrapalhando ainda mais o fluxo em direção à cidade de Olinda. Não há registros de feridos neste caso.

Alerta

Mais cedo, o chefe da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, alertou que as chuvas devem permanecer intensas ao longo de toda esta quinta-feira (13), no Grande Recife. De acordo com o especialista, a população que puder deve ficar em casa, devido às complicações causadas pelo volume intenso de água que caiu na região em poucas horas.

“É muita água para pouco espaço de tempo. Estamos acostumados com 10 a 15 mm durante um dia, e já vamos com 80 a 90 mm em menos de 12h. É sempre importante que quem faz os percursos conheça seus caminhos. A gente sabe que alguns pontos são críticos aqui na cidade do Recife devido a sua estrutura, suas condições”, alertou.

“As chuvas continuam, a Apac deu o alerta de que vão até à noite. Pelo radar vemos que tem muita nebulosidade e água chegando”, disse Cássio Sinomar. "Essa chuva está pegando toda a RMR. Pelo radar vemos que também está chegando a Mata Norte e Mata Sul", acrescentou.

O telefone da Defesa Civil do Recife é o 0800 081 3400.