Tragédia nos morros do Recife

Bombeiros procuram três vítimas de soterramento em barreira em Jaboatão; um corpo foi encontrado

Barreira caiu na quinta-feira (13). Corpo encontrado é de um adolescente de 16 anos

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 14/05/2021 às 7:22
Artur Borba/SJCC
FOTO: Artur Borba/SJCC

Homens do Corpo de Bombeiros fazem buscas para localizar uma família que ficou soterrada após uma barreira deslizar e atingir uma residência no bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O corpo de um adolescente de 16 anos foi encontrado sem vida.

Além da vítima fatal, ficaram soterrados o pai, a mãe e um filho de 12 anos. O adolescente de 16 anos que já foi encontrado morto também era filho da família. O corpo dele já foi retirado dos escombros.

Buscas

Cães farejadores ajudam nas buscas para tentar encontrar o local exato onde as vítimas podem estar. Nestes casos, há sempre a possibilidade das vítimas estarem em bolsões de ar, o que pode garantir a manutenção da vida por algumas horas. Vizinhos também se prontificaram a ajudar os socorristas.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva abriu uma fenda de 100 metros na barreira, o que causou o deslizamento. Cinco residências foram interditadas. De acordo com os especialistas, há 80% de chances de haver novo deslizamento no local.

As buscas pela família que ficou soterrada na quinta-feira (13) após deslizamento de barreira no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, continuam nesta sexta-feira (14). O pai, a mãe e um dos filhos, de 12 anos, ainda estão desaparecidos, enquanto o outro filho, um adolescente de 16 anos, foi encontrado morto e já teve o corpo retirado dos escombros.

Agora, os três seguem sendo procurados pelo Corpo de Bombeiros, com a ajuda de cães e farejadores. Vizinhos também se prontificaram a auxiliar nas buscas. Um ponto de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi montado no local para atuar em caso de necessidade.

De acordo com a Defesa Civil, que também foi até o local da ocorrência, a chuva abriu uma fenda de aproximadamente 100 metros na barreira, causando o deslizamento. Por medida de segurança, cinco residências que ficam nas proximidades do acidente foram interditadas, já que a possibilidade de ocorrer uma nova movimentação de terra chega a 80%, segundo informou o órgão.

Nota

Em nota, a Prefeitura de Jaboatão disse: "Assim que o fato ocorreu, equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas. Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. Estas famílias também serão acompanhadas pela Assistência Social", diz o comunicado.