INSS

Prova de vida do INSS pode ser feita pelo celular neste ano; advogado explica como funciona

Prova de vida feita pelo celular pede fotos de vários ângulos diferentes

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 17/05/2021 às 12:28
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS podem poderão fazer a prova de vida neste ano de 2021 sem sair de casa, pelo celular. Como opção para que os beneficiários não tenham de sair de casa e ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, o governo disponibilizou aplicativo para que este processo possa ser feito de onde o cidadão estiver.

O aplicativo a ser acessado é o "meugov.br". De acordo com o advogado Paulo Perazzo, entrevistado do Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta segunda-feira (17), a prova de vida pelo celular é bastante fácil. Ele mesmo já realizou o procedimento com alguns clientes.

>>> Confira o calendário e prazos para a realização da Prova de Vida do INSS em 2021, clicando aqui.

"Eu já usei o aplicativo com alguns clientes. Ele pede para tirar uma foto, depois, outra foto sorrindo de um lado, depois, de outro lado. Depois, fazendo como se fosse uma espécie de careta. São ordens aleatórias para ninguém consiga enganar o programa", explicou.

Tutorial:

Veja como fazer a prova de vida pelo celular

"O sistema vai dando ordens aleatórias para a pessoa fazer gestos com a fase e ele mede tamanho do crânio do sorriso. Além do mais, a pessoa que tem cadastro no TCE, aquele cadastro nas eleições, e pessoa que tem carteira de motorista também podem usar sua digital", acrescentou.

>> Veja o calendário para realização da prova de vida, clicando aqui.

Para o advogado, o serviço é um avanço. "Não há razão para que isso não acontecesse antes. É a tecnologia a serviço do bem público", comemorou.

Ouça a entrevista na íntegra: