Pandemia do novo coronavírus

Brasil confirma primeiro caso de variante do novo coronavírus vindo da Índia

Primeiro caso foi identificado em um homem indiano que é tripulante de um navio que está na costa do Maranhão

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/05/2021 às 11:54
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O Brasil já tem pelo menos um caso confirmado da variante indiana do novo coronavírus. A cepa foi identificada no Maranhão em um tripulante de um navio atracado na costa maranhense. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (20). Para a Organização Mundial da Saúde, a variante deve ser considerada uma preocupação mundial.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, disse que a tripulação do navio está isolada. De acordo com o governo estadual, 100 pessoas tiveram contato com os profissionais do navio e serão testadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cepa indiana é extremamente perigosa e todo o mundo deve ter cuidado com ela. Segundo a instituição, a variante foi identificada em dezembro.

No domingo passado, o governo do Maranhão disse que um homem indiano foi internado em um hospital particular da capital, São Luís. Ele tinha sintomas do novo coronavírus. O tripulante começou a sentir os sintomas em 4 de maio e também teve febre.

Ele chegou ao hospital de helicóptero por determinação da equipe médica que o acompanhava.

Voos proibidos

Na semana passada, o governo braisleiro proibiu a entrada de estrangeiros vindos em voos da Índia. A decisão veio após recomendação da Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).