Pandemia do novo coronavírus

Avanço da pandemia: em 24h, Pernambuco registrou quase 4 mil novos casos da covid-19

Agora, o Estado de Pernambuco chegou a mais de 456 mil casos confirmados da covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 21/05/2021 às 13:46
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Em um intervalo de 24 horas entre a quinta-feira (20) e esta sexta-feira (21), Pernambuco anotou mais 3.969 doentes com a covid-19. Com esse número preocupante, o total de casos confirmados no Estado chega a 456.690.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, dos novos pacientes, 194 já são casos graves - que estão precisando ou poderão precisar de tratamento intensivo. Desde o início da pandemia, 43 mil.357 pernambucanos já sofreram sintomas graves do novo coronavírus.

Mortes

No boletim divulgado nesta sexta-feira (21), o Estado de Pernambuco confirmou mais 66 mortes causadas pelo vírus. As mortes ocorreram entre 22 de janeiro e 20 de maio. Até aqui, já foram 15.258 vidas perdidas para a covid-19.

“A SES destaca que o aumento no número de casos nos informes dos últimos dias reflete a ampliação da produção do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e a maior oferta de testes rápidos de antígeno na rede pública municipal e também nos serviços privados, inclusive nas farmácias, estabelecimentos de fácil acesso para a população. Além disso, o maior número de casos positivos registrados ao longo dos últimos dias são leves, com uma estabilização nos casos graves. Frisa-se que muitas dessas pessoas com quadros leves, inclusive, já estão fora do período de transmissão do vírus, já que há um delay entre o processamento do exame e a notificação na plataforma pelos municípios e serviços”, informou a Secretaria de Saúde.

“Mesmo com o aumento do número de casos informados, levantamento realizado pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS/ OMS) aponta que, em 2021, Pernambuco tem a 3ª menor taxa de incidência da Covid-19 (casos confirmados da doença por 100 mil habitantes) no país. Já nos últimos 30 dias, o Estado registrou a 7 ª menor taxa de incidência”, finalizou a nota.

Restrições em Pernambuco: