COVID-19

Saiba como será o funcionamento das praias em Pernambuco após novo decreto

Novas medidas despertam dúvidas em relação ao funcionamento das praias no estado.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 24/05/2021 às 19:55
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (24), novas medidas restritivas para diferentes regiões do Estado. Na Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos fins de semana. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h. Da próxima quarta-feira (26) até o dia 6 de junho, os 53 municípios que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns – no Agreste, e mais 12 cidades com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.

>>>Covid-19: Fins de semana apenas com atividades essenciais no Grande Recife; saiba mais

>>>Covid-19: Veja o que pode e o que não pode em Pernambuco a partir desta segunda (24)

>>>Medidas restritivas em Pernambuco passam a valer a partir desta segunda-feira (24); saiba mais

Com as novas determinações, surgem dúvidas em relação ao funcionamento das praias no estado. Afinal, será permitido frequentá-las? Conforme informações apuradas pela repórter Ctinhya Leite, do Jornal do Commercio, as praias do litoral pernambucano ficarão abertas ao público apenas durante a semana. É esperado que, nesta terça-feira (25), o Governo de Pernambuco repasse mais informações sobre o horário de funcionamento e quais serão as atividades permitidas / proibidas do decreto.

Sertão de Pernambuco

No Sertão do Estado permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana. De acordo com o governador Paulo Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela Covid-19 no Agreste do Estado resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas. “A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva”, explicou.

Segundo o governador, além dessas iniciativas, uma série de providências será tomada para manter o Estado entre os quatro do Brasil com menor mortalidade na pandemia. Paulo Câmara anunciou ainda que solicitou ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno, concentradores de oxigênio e uma investigação sobre as novas variantes da Covid-19 nas amostras coletadas no Agreste.

Cidades que entrarão em quarentena rígida

*As 12 cidades da Geres II: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.

*Cidades da V Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

*Cidades da IV Geres: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.