astronomia

Saiba onde assistir ao vivo o eclipse da superlua na madrugada de quarta (26)

De acordo com a Nasa, o último eclipse lunar ocorrido durante uma superlua ocorreu há seis anos

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 25/05/2021 às 18:58
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quem não pôde ver a superlua do dia 27 de abril, vai ter outra oportunidade na madrugada desta quarta-feira (26). O eclipse lunar acontece a partir das 5h47, horário de Brasília. O fenômeno ocorre quando o satélite natural alcança o ponto de maior proximidade com a Terra. Apesar de no Brasil ser um evento penumbral ou parcial, que significa muito difícil de ser observado, o eclipse total por meio do canal do Observatório Nacional no YouTube.

De acordo com a astrônoma e pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, os eclipses não são eventos astronômicos tão raros. “Tivemos um, inclusive recente, em 2019. O eclipse da Lua ocorre de uma a três vezes por ano, e todo eclipse da Lua ocorre em lua cheia, e a lua cheia de perigeu ocorre de 1 a 4 vezes por ano”. Segundo a Nasa, o último eclipse lunar ocorrido durante uma superlua ocorreu há seis anos.

Melhor ponto de visão

O melhor ponto de visão da superlua no Brasil será na parte oeste. “Quanto mais a oeste, melhor será visto. No eclipse penumbral, não conseguimos perceber a diminuição da luminosidade da Lua a olho nu”, acrescentou Josina. O evento também poderá ser visto em sua totalidade no leste da Austrália e da Nova Zelândia e nas ilhas do Pacífico.

> Agência Espacial Europeia recruta astronautas para viagem à Lua

“Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e, quando entra totalmente na umbra, temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada”, explicou a astrônoma brasileira.