polêmica

Desrespeito e calúnia, diz senador Heinze ao negar que citou meme de Mia Khalifa na CPI da Covid-19

O nome da ex-atriz de filmes adultos ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 26/05/2021 às 13:23
Leopoldo Silva/Agência Senado
FOTO: Leopoldo Silva/Agência Senado

Uma fala do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), durante a oitiva de Mayra Pinheiro na CPI da Covid, causou polêmica nas redes sociais. Os internautas afirmaram que o parlamentar teria cometido uma gafe e baseado o discurso em um meme da ex-atriz libanesa de filmes adultos Mia Khalifa. Nesta quarta-feira (26), o político negou a citação. O assunto chegou a ficar entre os mais comentados do Twitter.

''Tentar ridicularizar uma opinião contrária não é respeitar a democracia. Pior ainda se o desrespeito é realizado com Fake News, propagando uma calúnia para milhares de internautas. Hoje, sofri ataques vergonhosos com o sentido de neutralizar meu discurso'', escreveu o senador.

De acordo com Heinze, a referência era uma matéria do jornal Britânico The Guardian sobre estudos realizados que tinham o objetivo de condenar a utilização da cloroquina. Ainda segundo ele, a reportagem cita que entre os renomados profissionais de ciência e tecnologia Surgisphere estavam uma atriz pornô, uma assistente de produção de eventos e um autor de contos de ficção científica.

 

Mia Khalifa se pronuncia

A conta oficial de Mia Khalifa chegou a esclarecer que ela não é médica. "Não sei quem precisa ouvir isso (Brasil), mas eu não sou uma médica, então não aceite conselhos médicos de memes falsos meus que você encontrou no WhatsApp", escreveu no Twitter. O meme cita a ex-atriz pornográfica como doutora Marcela Pereira, que seria uma pesquisadora e conduzia um estudo em larga escala do uso de cloroquina. A notícia falsa foi compartilhada nos primeiros meses de pandemia da covid-19.

 

Entenda o caso

A secretária de gestão do trabalho e da educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida na internet como 'Capitã Cloroquina', prestou depoimento à CPI da Covid na terça-feira (25) e, durante o discurso, os internautas apontaram que o senador Luis Carlos Heinze se baseou no meme com o nome de Mia Khalifa. Veja o trecho abaixo.