ASSUNTOS DO DIA

Prefeitos na CPI, restrições em Pernambuco, taxa de mortalidade por covid: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 26/05/2021 às 6:14
Arquivo/Jane de Araújo/Agência Senado
FOTO: Arquivo/Jane de Araújo/Agência Senado

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e outros órgãos cobram do Governo de Pernambuco a adoção de medidas mais duras para o combate à covid-19. Ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio deverá ser convocado para depor na CPI da Covid sobre gastos com recursos do SUS. Pernambuco está com a segunda menor taxa de mortalidade por covid-19 do Brasil. Presidente da Amupe diz que vários municípios do interior de Pernambuco estão ''desesperados'' por dificuldade em conseguir oxigênio.

Restrições em Pernambuco

Uma recomendação elaborada por vários órgãos, entre eles o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), cobra da Secretaria Estadual de Saúde que sejam adotadas, com urgência, medidas para o enfrentamento da pandemia da covid-19 "na dosagem necessária de resposta à conjuntura que o Estado vivencia". Além do MPPE, assinam o documento representantes do Ministério Público Federal (MPF) e das Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE), que pedem que as medidas restritivas em vigor atualmente não sejam flexibilizadas "enquanto perdurar o atual cenário".

Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Hélia Scheppa/SEI

Taxa de mortalidade

Levantamento realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), com dados acumulados este ano até 23 de maio, divulgado na segunda-feira (24), mostra que Pernambuco tem a segunda menor taxa de mortalidade por covid-19 do Brasil, considerando os óbitos confirmados este ano. Além disso, mesmo com o aumento do número de casos informados diariamente, o levantamento da Opas/OMS aponta que, neste ano, Pernambuco tem a quarta menor taxa de incidência da covid-19 (casos confirmados da doença por 100 mil) no País, com registros maiores que o Maranhão, o Rio de Janeiro e o Pará.

Covas sendo abertas no Cemitério Parque das Flores, no Recife
Covas sendo abertas no Cemitério Parque das Flores, no Recife
Bobby Fabisak/JC Imagem

Oxigênio no interior

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), relatou que municípios do interior estão com dificuldades para conseguir oxigênio para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. A partir desta quarta-feira (26), 65 municípios do Agreste entrarão em um período mais restritivo para tentar conter a aceleração do número de casos da doença.

Oxigênio é necessário para auxiliar na respiração de pessoas em tratamento médico pela covid-19
Oxigênio é necessário para auxiliar na respiração de pessoas em tratamento médico pela covid-19
FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM

Prefeitos na CPI

Ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio deverá ser convocado para depor na CPI da Covid-19 no Senado Federal. A informação é do Blog de Jamildo. A aprovação da convocação, de acordo com a publicação, foi pactuada pelos senadores para ser votada nesta quarta-feira (26) e foi firmada por parlamentares das alas oposicionista, governista e independente, em reunião na noite de segunda. Além de Geraldo, deverão ser convocados nove governadores e outros 11 ex-prefeitos e prefeitos.

Sessões estão sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19
Sessões estão sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19
Arquivo/Jane de Araújo/Agência Senado