TRITEZA

Bebê morre de covid-19 após ser intubada com 80% dos pulmões comprometidos

A pequena estava hospitalizada desde o dia 10 de maio devido a complicações causadas pela covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/05/2021 às 10:54
Pixabay
FOTO: Pixabay

Uma bebê de apenas 5 meses morreu de covid-19 após ficar intubada por mais de 10 dias com 80% dos pulmões comprometidos morreu, nesta quinta-feira (27), em um hospital particular em Santos, no litoral de São Paulo. Sarah Vitória Domingues estava desde 15 de maio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas havia sido hospitalizada no dia 10 deste mês. Segundo Portal G1, na data, ela e a mãe, Sameque Vitória Gois, de 22 anos, foram diagnosticadas com a doença.

Ao G1, a mãe da criança contou que Sarah faleceu por complicações da covid-19, na quinta (27), após sofrer uma parada cardíaca. A menina faria seis meses nesta sexta-feira (28). O sepultamento foi realizado em um cemitério de Santos, nesta sexta.

>> Em um intervalo de 16 dias, dois bebês com menos de 1 ano morrem vítimas da covid-19 em Garanhuns

A pequena Sarah passou a depender doações de sangue desde quando precisou ser hospitalizada devido um quadro de anemia profunda. De acordo com o G1, Sameque disse que, na última semana, o estado de saúde da filha parecia ter melhorado, mas houve uma piora que a fez sofrer muito.

“O ar estava começando a sair do pulmão, já tinha saído 90%, os drenos estavam fazendo efeito, mas, de repente, eles pararam, e foi necessário fazer uma traqueostomia, pois o ar estava comprimindo o coração dela. Mesmo depois da cirurgia, a saturação continuou caindo, e os batimentos também, mas ela foi guerreando a noite toda. Às 4h30, ela sofreu uma parada cardíaca e tentaram reanimar, mas ela acabou falecendo”, explicou Sameque.

>> Pernambuco vai abrir mais 30 vagas de UTI pediátrica para atender crianças com covid-19

>> Surto de covid-19 em maternidade deixa 15 recém-nascidos em estado grave e nem mães podem visitar os bebês, em Maceió

"Nada se compara à dor de perder um filho para essa doença"

Enquanto estava internada, a pequena Sarah precisou passar por um procedimento cirúrgico de emergência para drenar o ar que vasou dos pulmões para dentro do tórax.

Ao lamentar a morte da filha de apenas cinco meses, Sameque Góis pede que mães e pais fiquem em casa com seus bebês, pois eles não estão imunes de serem infectados pelo vírus.

“Eu acho muito importante as pessoas saberem, porque eu mesma não acreditava que [a covid-19] poderia acometer as crianças, como acometeu a minha filha. Então, se vocês têm condições de ficar em casa, fiquem, porque nada se compara à dor de perder um filho para essa doença”, desabafa.

Ao site de notícias, Sameque também relata o sentimento ao ver pessoas promovendo aglomerações. "Foi muito sofrido. A gente descia [do hospital] para comer alguma coisa e via praias lotadas, bares, mães andando com bebês da idade da Sarinha no carrinho. Então, eu peço que essas pessoas fiquem em casa, porque elas não sabem o risco que os filhos estão correndo”, alertou a jovem.