SERVIÇOS

Dia de Corpus Christi vai ser feriado em Pernambuco? Veja o que abre e o que fecha no Estado na quinta (3)


Este ano, o feriado de Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira (3)

Atualizada em 02/06/2021, às 14h04
Atualizada em 02/06/2021, às 14h04
Publicado em 31/05/2021 às 16:07
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Tradicionalmente, em Pernambuco, o feriado de Corpus Christi, que é celebrado na próxima quinta-feira (3) no Brasil, é substituído pelo do São João, no dia 24 de junho. No entanto, por mais um ano, devido à pandemia da covid-19, os festejos juninos não serão realizados. Sendo assim, como ficará o funcionamento do comércio, bancos e outros serviços no Estado?

Conforme divulgado na edição de sábado (29) do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, "será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta o dia 03 de junho de 2021". Segundo o anúncio, "a exceção será para serviços cujo funcionamento seja indispensável". Comércio e serviços funcionam normalmente de acordo com o plano de convivência com a covid-19 vigente.

Em nota, a governo de Pernambuco esclareceu o funcionamento das atividades: "O decreto vigente, que trata das restrições de funcionamento das atividades econômicas, determina apenas a diferenciação entre os segmentos autorizados a operar durante a semana e os que podem funcionar nos fins de semana. Portanto, na próxima quinta-feira, por não ser feriado, o funcionamento de cada atividade segue as regras autorizadas de cada região do Estado para os dias de semana."

Bancos

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão no feriado de Corpus Christi (3). Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira (4) o expediente é normal.

Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentarem mais comodidade e conveniência aos seus clientes.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira (4). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Shoppings

RioMar

O RioMar Recife, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h.

Recife

O Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, funcionará no seu atual horário de segunda a sexta, que é das 10h às 20h.

Plaza

O Plaza Shopping, na Zona Norte do Recife, funcionará das 10h às 20h.

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, irá funcionar das 10h às 20h.

Patteo Olinda

Todas as operações do Shopping Patteo Olinda, em Olinda, no Grande Recife, funcionam normalmente, das 10h às 20h.

Guararapes

O Shopping Guararapes funcionará normalmente, com atendimento presencial das 10h às 20h.

Paulista North Way

No feriado de Corpus Christi o Paulista North Way Shopping vai funcionar no mesmo horário dos dias da semana, conforme determinação do governo estadual. As lojas e praça de alimentação estarão abertas das 10h às 20h e os serviços delivery ficarão disponíveis das 10h às 22h. As atividades de lazer (park & games e cinema) fecham no feriado.

Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda decretou ponto facultativo, nesta quinta-feira. Alguns serviços que estão em operação na cidade de Olinda sofrem alterações devido à data.

Quem buscar atendimento médico poderá se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15, ao Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA) e o Hospital do Tricentenário, em Bairro Novo. Os mercados públicos da cidade abrem normalmente, das 6h às 17h, e a coleta de lixo também será mantida. As repartições públicas do município estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na sexta-feira (04.06).

A vacinação contra a Covid-19 segue o calendário de imunização em todos os pontos disponíveis na cidade, que vão funcionar normalmente para quem fez o agendamento.

Ferreira Costa

Nesta quinta-feira (3), a Ferreira Costa da Imbiribeira e Tamarineira estará aberta das 09h às 19h. Já Garanhuns, estará fechada. Mas, quem quiser, poderá continuar comprando no conforto do lar através do www.ferreiracosta.com


Mais Lidas