religião

Trezena de Santo Antônio começa nesta terça (01); conheça a origem das festividades

As comemorações em homenagem a Santo Antônio duram 13 dias e fazem parte do período de festas juninas

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 01/06/2021 às 7:20
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Os fiéis da Igreja Católica se preparam para as festividades da trezena de Santo Antônio, que começa nesta terça-feira (01) e vai até o dia 13 de junho. Com as medidas restritivas em Pernambuco, a tendência é que as comemorações sejam feitas de maneira online, da mesma maneira que no ano passado. Normalmente, este período a igreja fica lotada de fiéis. Neste ano, novamente por causa da pandemia de covid-19, tudo está sendo diferente.

Origem do Santo Antônio

O Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua, nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto. Apesar de não saberem com exatidão o ano de nascimento do santo, os religiosos apontam que foi provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. Ele é considerado um dos mais populares entre os brasileiros e portugueses.

> Saiba como Santo Antônio ficou conhecido como casamenteiro

No Brasil, o Santo Antônio é conhecido como o “Santo Casamenteiro”. No entanto, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no país, que é a véspera do Dia de Santo Antônio. De acordo com a crença popular, é neste dia que as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio e também oram.

Assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro, o Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte. Ele morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho de 1231.