PANDEMIA

Governo de Pernambuco pode anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19 nesta quarta (2)

Governo realiza nova coletiva de imprensa online para atualizar situação da covid-19 em Pernambuco

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/06/2021 às 15:52
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Em vigor desde o último dia 26 de maio, o decreto Nº 50.752, que estabelece medidas restritivas mais duras para cidades do Agreste, da Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, se encerra no próximo domingo (6).

O Governo de Pernambuco programou, para esta quarta-feira (2), uma nova coletiva de imprensa, às 16h30, com o secretário estadual de Saúde, André Longo, e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Existe a expectativa do anúncio de novas medidas restritivas, diante da situação epidemiológica do Estado.

>> Dia de Corpus Christi vai ser feriado em Pernambuco? Veja o que abre e o que fecha no Estado nesta quinta-feira (3)

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chega a 98% no Estado de Pernambuco. Mesmo com 1.715 leitos de terapia intensiva abertos nos hospitais públicos, o Estado não consegue dar conta em relação a quantidade de pessoas que estão a espera de uma vaga de UTI.

Ao todo, são quase 3 mil leitos ocupados com pacientes com quadros respiratórios graves, com suspeita ou confirmação de covid-19. Deste total, 1.241 são leitos de enfermaria, com uma a taxa de ocupação de 83%. Na fila de espera, 269 pacientes esperam por transferência para leitos de UTI, sendo 17 crianças.

Com a reaceleração da pandemia neste mês, o Estado anunciou abertura de mais vagas de UTI, especialmente nos municípios de Caruaru, Bezerros e Garanhuns, todos no Agreste, onde a escalada de casos tem sido mais intensa. Contudo, os novos leitos inaugurados não conseguem dar conta do incremento no número de doentes, o que retrata o estrangulamento da rede com a alta das internações.

Infectados e mortos

O Estado enfrenta uma alta dos casos e mortes por covid-19, o que tem preocupado especialistas. Somente nesta quarta, Pernambuco registrou 3.551 casos da doença, totalizando 489.145 casos confirmados da covid-19.

Pernambuco também superou a marca de 16 mil mortos pela covid-19. Conforme boletim da SES-PE, nesta quarta, foram confirmados laboratorialmente 73 óbitos, ocorridos entre 18/04/2020 e 01/06/2021. Ao todo, 16.013 morreram de covid-19 no Estado.