PANDEMIA

Mais de 3,6 mil casos da covid-19 são confirmados em Pernambuco nesta quinta (03)

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/06/2021 às 12:10
Horth Rasur/Shutterstock
FOTO: Horth Rasur/Shutterstock

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (03), 3.649 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 245 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.404 (93%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 492.794 casos confirmados da doença, sendo 45.420 graves e 447.374 leves.

Mortes

Também foram confirmados 84 óbitos, ocorridos entre 28/12/2020 e 02/06/2021. Com isso, o Estado totaliza 16.097 mortes pela Covid-19.

Medidas restritivas

Durante a coletiva online sobre a covid-19 nessa quarta-feira (2), o Governo de Pernambuco anunciou mais onze dias de medidas restritivas e ampliou o decreto para mais cidades do estado. Na ocasião, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, falou sobre algumas das cidades que passarão a obedecer as medidas. "Diante desse cenário, decidimos manter as atuais restrições em vigor por mais uma semana nas cidades do Agreste e também na Região Metropolitana e Zona da Mata. Além disso, iremos adotar medidas mais rígidas a partir deste final de semana nos municípios componentes da terceira macro região de saúde, que compõem as regionais de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira", afirmou.

Com as mudanças, o período de medidas restritivas se estenderá até o dia 13 de junho. "Por enquanto, o que nós temos são a prorrogação das medidas vigentes para a macro 1 e 2 até o dia 13 de junho. Na macro 2, o fechamento das atividades sociais e econômicas durante os dias de semana e nos finais de semana, além da Geres 2 que faz parte da Macro 1. E na Macro região 1, que compõe as cidades da Região Metropolitana do Recife, as medidas são para os finais de semana, permanecendo as restrições como capacidade de carga reduzida e horário de funcionamento das atividades, como por exemplo comércio e serviços de modo geral funcionando das 10h até as 20h nos dias de semana e permanecendo fechado nos finais de semana", detalhou Ana Paula Vilaça.

Como usar a máscara de forma correta?

Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.

Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.

Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório

Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto

Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar).

Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.

Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.

Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores

Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo