Pandemia do novo coronavírus

Professor que ajudou a explicar e evitar ataques de tubarões em Pernambuco, Fábio Hazin morre de covid-19 no Recife

Fábio Hazin era professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e teve morte cerebral confirmada nesta terça-feira

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 07/06/2021 às 12:00
Reprodução
FOTO: Reprodução

O engenheiro de Pesca Fábio Hazin, um dos maiores especialistas em tubarões do país, morreu na manhã desta segunda-feira (7), vítima da covid-19. Fábio estava internado no Real Hospital Português, no centro da cidade desde a última terça-feira (1º), mas não resistiu à infecção pelo novo coronavírus.

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Hazin era grande especialista em tubarões e foi um dos grandes responsáveis por explicar os motivos que levavam a tantos ataques no litoral do Grande Recife.

De acordo com apuração do Jornal do Commercio, Fábio chegou a ser intubado e também passou por sessões de hemodiálise, na tentativa dos médicos de salvarem a vida do professor.

>>> Neste especial do JC do ano de 2006, Hazin falou sobre a situação no Estado de Pernambuco. Confira.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do corpo do professor, mas, naturalmente, em razão da causa da morte, é provável que a cerimônia seja restrita a parentes próximos e siga protocolos de biossegurança.

Luto na UFRPE

A universidade a qual Hazin dedicou anos de estudos e trabalho emitiu um longo comunicado lamentando o falecimento do professor. Confira:

"A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comunica, com grande pesar, a morte cerebral, confirmada na manhã desta segunda-feira (7/06), do professor Fábio Hissa Vieira Hazin, do Departamento de Pesca e Aquicultura.

A administração superior decretou luto oficial de três dias e expressa solidariedade a familiares e amigos.

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, lamentou a relevante perda, que atinge a comunidade internacional de pesquisa sobre a megafauna marinha, da qual o pesquisador era referência. “O professor Fábio deixou grande contribuição para a ciência e a pesquisa. Sentimos muito por essa perda e por tantas que temos enfrentado na comunidade universitária e no Brasil de maneira geral”, declarou.

Graduado em Engenharia de Pesca pela UFRPE, o professor possuía mestrado e doutorado em Marine Science and Technology/ Fisheries Oceanography na Tokyo University of Marine Science and Technology; e pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios no Southeast Fisheries Sience Center/NMFS/NOAA, Miami- EUA. Também obteve especialização em Direito Internacional do Mar, pela Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law; the Aegean Institute of the Law of the Sea and Maritime Law; the Law of the Sea Institute of Iceland; the Max Planck Institute; and the Netherlands Institute for the Law of the Sea.

Sua atuação principal era em Oceanografia Pesqueira e Engenharia de Pesca, com ênfase em grandes peixes pelágicos (atuns, agulhões, tubarões), atuando principalmente em: biologia reprodutiva, distribuição, comportamento, migração; Gestão Pesqueira e Direito Internacional do Mar, tendo exercido diversos cargos relevantes no Brasil e no mundo.

Professor associado da UFRPE, no Curso de Engenharia de Pesca e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, e na UFPE, no Programa de Pós-graduação em Oceanografia, exercia atualmente, a função de coordenador Geral Científico do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo. No período de 1995 a 2005, foi coordenador do Programa REVIZEE- Programa para a Avaliação dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva Brasileira/ Região Nordeste.

Foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para diversas palestras e contribuições. Entre 2008 e 2009, presidiu o processo de negociação na FAO/ONU para a elaboração e adoção do Tratado Internacional sobre Medidas de Estado Porto para Prevenir, Deter e Eliminar a Pesca Ilegal, Não Regulada e Não Reportada, aprovado pelo Conselho da FAO, em Dezembro de 2009; e a negociação também na FAO/ONU para adoção das Diretrizes Internacionais para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal e de Pequena Escala.

Entre 2004 e 2012, exerceu a função de Presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões- CEMIT e de diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE.

Também presidiu a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca. A convite da FAO, presidiu o processo de avaliação do Comitê de Pesca para o Atlântico Leste e Central (CECAF) e da Comissão de Pesca do Oceano Índico Sudoeste (SWIOFC), além do processo de avaliação da Organização de Pesca do Atlântico Noroeste (NAFO) e da Comissão de Pesca do Oceano Pacífico Oeste e Central (WCPFC).

Foi ainda Representante Científico do Brasil junto a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) (1998-2015); e presidente do Subcomitê Científico do Comitê Consultivo Permanente de Gestão de Atuns e Afins (1998-2015).Em 2015, exerceu o cargo de Secretário Nacional de Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura e, interinamente, de Ministro de Estado da Pesca e da Aquicultura. Em 2014, foi eleito Presidente, junto a ONU/DOALOS, Divisão de Oceanos e Lei do Mar, do Processo de Consultas dos Estados Parte do Acordo de Nova Iorque, e, em 2015 e 2016, para presidir o processo de revisão do referido Acordo. Entre 2012 e 2014, exerceu o cargo de vice-presidente e, de 2014 a 2016, de presidente do Comitê de Pesca da FAO (COFI)."