Igreja Católica

Papa Francisco escolhe novo bispo de Palmares, em Pernambuco, após morte de dom Henrique Soares, vítima da covid

Novo bispo de Palmares, Dom Fernando Barbosa dos Santos tem 57 anos de idade e é pernambucano

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/06/2021 às 8:17
Divulgação/CNBB
FOTO: Divulgação/CNBB

O Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica no mundo, escolheu o novo bispo para a Diocese de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Dom Fernando Barbosa dos Santos, de 57 anos, foi o escolhido para liderar a diocese a partir de agora. Ele substitui dom Henrique Soares da Costa, que morreu em julho de 2020, vítima da covid-19.

Dom Fernando nasceu em Sertânia, no Sertão pernambucano. A escolha de Francisco faz com que ele volte para seu estado natal, uma vez que, nos últimos sete anos, Fernando atuou como bispo da Diocese de Prelazia de Tefé, no estado de Amazonas, norte do país.

Desde o falecimento de dom Henrique Soares da Costa, os padres e fiéis de Palmares eram acompanhados pelo administrador diocesano, padre Norberto Penzkofer, e pelo bispo emérito dom Genival Saraiva de França.

Este será o quarto bispo da história da Diocese de Palmares, que foi criada em 1962 e reúne 18 municípios do entorno, como Catende, Ribeirão e Tamandaré. A população de cerca de 500 mil habitantes reza para o padroeiro da Diocese, o Sagrado Coração de Jesus.

Quem é o novo bispo de Palmares?

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil publicou em seu site uma nota com a trajetória de dom Fernando. Confira:

“Dom Fernando Barbosa é sacerdote há 26 anos da Congregação da Missão, também chamado de lazaristas ou padres vicentinos. Ele concluiu a faculdade de teologia no Instituto Regional de Pastoral, em Belém (PA), onde também ocupou o cargo de diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.

Durante o sacerdócio, o então padre Fernando foi vigário paroquial, na Diocese de Quixadá (CE) entre 1996 e 1998, e nos dois anos seguintes, administrador paroquial, na Arquidiocese de Fortaleza.

Por dois mandatos, entre os anos de 2003 e 2009, o religioso foi Superior Provincial da Província Lazarista de Fortaleza. E, em seguida, de 2009 até 2014, ocupou a função de ecônomo da mesma província, deixando o cargo após ser nomeado pelo Papa Francisco bispo da Prelazia de Tefé (AM).

O presbítero foi ordenado bispo no dia 28 de agosto de 2014, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, pelas mãos do arcebispo da igreja cearense, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Dom Fernando tem como lema episcopal Servus Christi Missioni (Servo de Cristo Na Missão).

Menos de um mês depois ser sagrado epíscopo, no dia 20 de setembro, dom Fernando tomou posse na Prelazia de Tefé (AM).”