Pandemia do novo coronavírus

Mudança nos protocolos: O que poderá reabrir em Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (14)? Entenda

Governo de Pernambuco anunciou na última quinta-feira (10) que vai relaxar medidas em várias regiões do Estado

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 11/06/2021 às 9:51
Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior
FOTO: Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior

A partir da próxima segunda-feira (14) passa a vigorar o protocolo que estabelece as novas normas de funcionamento nos setores da economia em Pernambuco. O governo estadual decidiu relaxar as medidas, após alguns dias de medias mais restritivas.

Por ordem cronológica, as novas orientações serão sentidas primeiro no interior, quando, já na segunda-feira, as atividades que estavam proibidas voltam a poder funcionar. No Grande Recife e na Zona da Mata, as atividades que estavam proibidas aos finais de semana, voltam a poder funcionar a partir do sábado (19).

Veja o que muda em Pernambuco:

Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

As mudanças no Grande Recife e na Zona da Mata acontecem a partir do dia 19 de junho. "Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, a partir do final de semana de 19 de junho, as atividades voltam a ser permitidas até o limite das 18h, nos fins de semana. Durante os dias de semana, as restrições permanecem as mesmas com as atividades se encerrando às 20h.", disse o secretário.

"Já há uma nítida desaceleração na primeira macrorregião, que registrou na semana passada uma redução de algo em torno de 10% de solicitações de leitos de UTI e já nessa semana, a gente analisando os primeiros quatro dias dessa semana, já tivemos uma redução de 17% quando comparamos os quatro primeiros dias dessa semana com os quatro mesmos primeiros dias da semana passada", finalizou.

Agreste

As 65 cidades do Agreste do Estado, que estavam com restrições intensas, passam a ter atividades permitidas até um limite durante toda a semana. "Nas 65 cidades do Agreste, a partir da próxima segunda-feira (14), as atividades voltam a estar permitidas até o limite das 18h, inclusive finais de semana", explicou Longo, completando "Registramos melhoras no Agreste. Fruto dos mais de 20 dias de intensas restrições. As solicitações de UTI tiveram uma pequena queda, mas já nos primeiros quatro dias desta semana, quando comparados com os quatro primeiros da semana passada, há uma queda de 31% nos números de solicitações por UTI (...) Nesse momento, a oferta de vagas já supera o número por solicitações".

Sertão

De acordo com o secretário, o Sertão vive o pior momento da pandemia de covid-19. "Diante dos indicadores atuais, nós vamos ampliar as restrições na terceira Macrorregião de saúde. Por lá, de 14 a 20 de junho, apenas as atividades permitidas poderão funcionar. Os indicadores da terceira macrorregião caminham no sentido contrário, como se estivéssemos, nesse momento, passando o processo de aceleração para a região do Sertão. A região engloba as Geres de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira e vive seu pior momento em termos de solicitações de UTI com o crescimento adicional de 57% quando analisamos os primeiros quatro dias desta semana em relação aos quatro primeiros da semana passada", informou.

Praia e comércio de praia

Conforme descrito no Plano de Convivência com a Covid-19, a praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões, parques e praças estarão abertos, sem restrição de horário, na Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul, no Agreste e no Sertão do Vale do São Francisco e Sertão do Araripe.

Já o comércio de praia só poderá abrir de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, nas regiões citadas acima, com a seguinte organização: 1 guarda-sol a cada espaço de 4m x 4m, o qual poderá comportar até 4 cadeiras e, no máximo, 10 pessoas por guarda-sol.

Nos finais de semana, permanecem proibidos o consumo de comidas e bebidas e uso de cadeiras, mesas, cooler e guarda-sóis na faixa de areia.

Igrejas e atividades religiosas

No caso das igrejas, exceto as cidades que fazem parte da Macrorregião 3, as cerimônias poderão ser realizadas presencialmente das 5h às 20h, durante a semana, e das 05h às 18h, no finais de semana e feriados. Lembrando que os estabelecimentos devem respeitar a capacidade de 30%, com limite máximo de 100 pessoas.

Escolas

As atividades presenciais das escolas e universidades, sejam elas públicas e privadas, poderão voltar a funcionar das 06h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 09h às 17h ou 10h às 18h, nos finais de semana e feriados, na Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul, no Agreste e no Sertão do Vale do São Francisco e Sertão do Araripe.

As unidades de ensino devem respeitar o distanciamento de 1,5m entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade
de estudantes quando necessário.

Vale destacar que o Governo de Pernambuco liberou a volta às salas de aula para os estudantes do ensino superior, médio, fundamental I e II e Infantil.

Shoppings centers e galerias comerciais

Os shoppings centers e galerias comerciais localizados no Grande Recife poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 09h às 17h ou 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Já para as cidades das Zonas da Mata Norte e Sul, durante a semana, o horário permitido é das 5h às 20h, por no máximo 10 horas contínuas, e nos finais de semana e feriados das 06h às 18h por no máximo 8 horas contínuas.

Os estabelecimentos localizados nas cidades do Agreste Setentrional poderão operar, em dias de semana, das
05h às 18h, por no máximo 10h contínuas, e nos finais de semana e feriados, das 06h às 18h, por no máximo 8
horas contínuas.

Nas cidades localizadas nas GERES IV E V, shoppings centers e galerias comerciais poderão abrir as portas das 05h às 18h, por no máximo 10h contínuas, de segunda a sexta-feira, e das 06h às 18h, por no máximo 8 horas contínuas, nos finais de semana e feriados.

Por fim, no Sertão do Vale do São Francisco e do Araripe, o horário permitido durante a semana é das 05h às 20h, por n máximo 10h contínuas, e das 06h às 18h, por no máximo 8 horas contínuas, nos finais de semana e feriados.