Vacina do Butantan

Butantan deve começar a recrutar voluntários para testes da vacina ButanVac contra a covid-19 esta semana; veja o que é necessário

Anvisa já autorizou testes clínicos da ButanVac em seres humanos

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 14/06/2021 às 7:47
Reprodução
FOTO: Reprodução

O Instituto Butantan, de São Paulo, deve começar a recrutar voluntários para receber a vacina contra covid-19 Butanvac nesta semana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou os testes em humanos.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o governo de São Paulo vai lançar até o próximo sábado ou domingo um site para receber as candidaturas.

Na fase inicial, os estudos com seres humanos busca entender se a vacina é segura e qual a capacidade dela de produzir imunidade no corpo das pessoas.

Antes de ser testada em humanos, a vacina já passou por rigorosos processos de pesquisas em laboratórios, inclusive, com testes em animais. Nos testes em laboratórios os resultados foram “muito promissores”, de acordo com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB).

Voluntários

Para a primeira fase de testes autorizados pela Anvisa, o Butantan deve selecionar 400 voluntários. Os testes serão realizados no Estado de São Paulo, na capital e na cidade de Ribeirão Preto.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos de idade. Pessoas que já tiveram covid-19 ou que já se vacinaram também podem participar, de acordo com apuração da RedeTV!.

“São três categorias [que serão incluídas nos testes]: o grupo que não teve contato com o vírus, o grupo que já teve contato e o grupo já vacinado”, disse Dimas Covas.

“Houve autorização da Anvisa para o início do estudo clínico. Essa semana temos ainda a fase de aprovação ética: os comitês de pesquisa [dos hospitais envolvidos] tem que aprovar [o estudo] e, posteriormente, a Comissão de Ética em Pesquisa. Esta semana está previsto iniciar um pré-cadastro dos voluntários. É um estudo de fase 1, nesse momento, para avaliar a segurança da vacina”, acrescentou Covas.

Vantagens da ButanVac

Para o governador João Dória, um dos grandes benefícios da ButanVac é que, por ser uma vacina nacional, não será necessário importar insumos de outros países, o que deve baratear a produção.