Crimes

O que é serial killer? Entenda a expressão, que voltou à tona após caso em Brasília

Caso de “serial killer” de Brasília fez muitas pessoas se perguntarem o que significa o termo em inglês

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 15/06/2021 às 10:45
Pixabay
FOTO: Pixabay

ATUALIZAÇÃO: Veja atualizações sobre as buscas de Lázaro Barbosa, o serial killer do DF, nesta quarta-feira (16).

O caso de um homem que matou quatro pessoas de uma mesma família na zona rural do Distrito Federal e se esconde da polícia há sete dias está repercutindo nas redes sociais e chamando atenção para um termo em inglês: Afinal de contas, o que é um serial killer?

O que é serial killer?

Serial killer é uma expressão em inglês que indica um “assassino em série”. Isto é, um assassino que, por vários motivos possíveis, assassina várias pessoas de forma sequenciada, com um intervalo de tempo que pode ser de horas, dias ou até anos entre um crime e outro, mas sempre cometendo o crime com uma determinada frequência.

Muitas vezes, o criminoso usa o mesmo método para matar suas vítimas, como por exemplo, o uso de arma branca ou asfixia. Psiquiatras consideram assassinos em série como criminosos com características psicopatológicas.

>>> Maior serial killer do mundo confessou ter matado mais de 90 pessoas; veja essa história.

Diferença entre serial killer e assassino em massa

Essas características diferenciam um serial killer, ou assassino em série, de um assassino em massa. Este último mata diversas vítimas de uma só vez, como em casos famosos, onde, por exemplo, o criminoso invade uma escola e mata, em poucos minutos, diversos alunos e professores.

>>> Relembre os maiores serial killers da história.

Serial killers famosos

Na vida real e nos filmes, há vários casos de serial killers famosos. Um dos mais conhecidos é Ted Bundy, um norte-americano acima de qualquer suspeita que matou mais de 30 mulheres na segunda metade do século XX. A história de Ted ganhou filmes.

Também nos Estados Unidos, Gary Ridgway foi preso acusado de matar quatro mulheres, mas chegou a confessar mais de 70 assassinatos em Wahsington, entre as décadas de 1980 e 1990. Ele foi condenado à prisão perpétua. Relembre outros serial killers famosos, clicando aqui.

"Serial killer de Brasília" pode não ser um serial killer

Oficialmente, a Polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa, de 33 anos, como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família na semana passada e está fugindo dos policiais desde então. Na fuga, ele já trocou tiros e fez ao menos um refém. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada.