IMUNIZAÇÃO

CoronaVac: Com chegada de vacinas, municípios de Pernambuco farão mutirão para aplicar 2ª dose; saiba mais

Doses da vacina CoronaVac estão previstas para chegar nesta sexta-feira (18)

Atualizada às 19h09
Atualizada às 19h09
Publicado em 17/06/2021 às 18:54
Divulgação/SES
FOTO: Divulgação/SES

O Governo de Pernambuco anunciou que 65 mil doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac estão previstas para chegar, nesta sexta-feira (18). Com isso, neste final de semana, os 73 municípios que afirmaram precisar do insumo estarão mobilizados para vacinar a população com a segunda dose e completar o esquema vacinal contra a doença.

Segundo o Governo de Pernambuco, ao todo, 73 municípios que afirmaram precisar do insumo serão contemplados neste recebimento, totalizando 49.250 doses. Ou seja, serão sanados todos os pedidos. O saldo restante será destinado ao estoque estratégico do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco (PNI-PE), para ajustes futuros que ainda possam ser necessários.

>> Butantan entrega 1 milhão de doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde

>> Butantan entrega mais 800 mil doses da CoronaVac; Instituto ficou quase um mês sem enviar novos lotes por falta de insumos

>> OMS aprova inclusão da vacina contra a covid-19 CoronaVac em lista de uso emergencial

Segunda dose

A decisão de fazer a mobilização ocorreu após uma reunião, na manhã desta quinta (17), entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE). A orientação é que, além de aplicar a segunda dose em atraso da Coronavac, também haja a convocação daqueles que ainda não foram procurar a segunda dose da Astrazeneca e também já passaram do período preconizado, de três meses após a primeira dose.

>> Por que a vacina da Pfizer é a preferida dos brasileiros? Ela tem maior eficácia contra a covid-19?

>> Vacinas da Pfizer e AstraZeneca têm eficácia contra variante Delta do coronavírus; veja o risco da cepa

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça a importância da população verificar nos canais oficiais do seu município como será a estratégia no final de semana, como os dias, horários e locais que farão o acolhimento do público. "Diante do recebimento destas doses, que zeram o déficit de 2ª dose da Coronavac em nosso Estado, iremos fazer, neste final de semana, uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas com a segunda dose em atraso. Gostaria de destacar, mais uma vez, que o atraso na segunda dose não tira a validade da primeira. E é essencial completar o esquema vacinal com a segunda dose para se proteger. Por isso, aproveite a mobilização dos municípios neste final de semana", frisou André Longo na coletiva de imprensa online realizada na tarde desta quinta-feira.

Confira o quantitativo de vacinas da CoronaVac que serão entregues pra cada município que solicitou o imunizante para completar o esquema vacinal:

O secretário também acrescentou que todas as vacinas inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são seguras e eficazes. "As reações, que podem ocorrer, são normais, mas leves e transitórias. Por isso, não acredite em fake news e garanta sua proteção", ratificou o gestor.

>> É seguro tomar vacina da AstraZeneca? Por que jovens têm mais reações ao imunizante? Veja o que diz o médico

Ao todo, Pernambuco já tinha encaminhado, entre maio e junho, 61.670 doses extras para os municípios que informaram falta da segunda dose da Coronavac/Butantan.

Jaboatão

Vacina contra a covid-19
Vacina contra a covid-19
Jailton Jr/JC Imagem

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou nesta quinta-feira (17), que o município fará um grande mutirão, no final de semana, para aplicação da segunda dose da vacina da Coronavac. A expectativa é zerar a fila de espera. As pessoas que já estão cadastradas serão informadas sobre data e local no aplicativo ou site De Olho na Consulta.

No sábado (19), os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 16h, mas a Prefeitura do Jaboatão definiu que, no horário da manhã, serão aplicadas as primeiras doses nos usuários que já estão agendados. O turno da tarde será exclusivamente para a segunda dose da Coronavac. Já domingo, a vacinação será apenas da segunda dose da Coronavac das 8h às 13h, nos nove drive-thru e na Policlínica Mariinha Melo, localizada no bairro de Vila Rica.