Lázaro Barbosa

Tudo sobre Lázaro Barbosa: veja últimas notícias sobre buscas pelo serial killer de Brasília

Nesta quinta-feira (17), completam-se nove dias de buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de matar quatro pessoas de uma mesma família na semana passada, no DF

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 17/06/2021 às 9:25
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

O Brasil acompanha as buscas da polícia para localizar Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos. Nesta quinta-feira (17), os investigadores chegam ao 9º dia de caçada. A operação conta com mais de 200 policiais, cães, helicópteros e drones com câmeras de alta tecnologia. Veja nesta reportagem tudo que se sabe sobre Lázaro Barbosa e as últimas notícias sobre o caso.

Lázaro Barbosa foi preso?

Até a noite desta quinta-feira (17), Lázaro ainda não havia sido preso. Os policiais seguem fazendo buscas e, de acordo com a Secretaria de Segurança de Goiás, a operação não termina enquanto o criminoso não for encontrado. Leia mais aqui.

Confira vídeo explicando:

Quando Lázaro foi visto pela última vez?

A última vez que Lázaro foi visto foi na tarde da última quinta-feira (17) em Girassol, Goiás, perto de onde as buscas estão concentradas. Leia mais clicando aqui.

>>> Entenda por que é tão difícil encontrar Lázaro, apesar de tantos policiais em busca dele.

Em qual lugar as buscas são feitas nesta sexta-feira (18)?

As buscas por Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, são feitas em uma área de 10 km entre Girassol, Cocalzinho de Goiás e Edilândia, em Goiás, já perto do Distrito Federal. A área tem pontos de mata fechada. Leia mais clicando aqui.

De acordo com os policiais, Lázaro leva vantagem por ter sido criado na região onde ele se esconde. O criminoso é mateiro e, segundo os investigadores, tem capacidade de escalar árvores e dormir entre os galhos. Lázaro, inclusive, trabalhou em fazendas do região durante a vida inteira.

>>> Lázaro pode estar ferido, acredita secretário de Segurança Pública de Goiás. Entenda.

A Força Nacional já chegou?

Até o início da manhã desta sexta-feira (18), não. A esperança é que os cerca de 20 homens da Força Nacional cheguem ainda nesta sexta. Leia mais sobre o trabalho deste 10º dia de buscas aqui.

O que a polícia encontrou na casa de Lázaro?

A polícia visitou a casa de Lázaro, em Goiás, e encontrou objetos, além de uma pichação com o nome "satanás" escrito em inglês. Veja as fotos aqui.

É verdade que ele deixou uma carta?

A polícia encontrou uma carta escrita à mão com caneta vermelha, onde é possível ler: "Muitos que vivem merecem morrer". Leia a carta na íntegra, clicando aqui.

Esposa de Lázaro se oferece para ajudar em buscas e negociação

A esposa do criminoso, uma jovem de 19 anos que não teve a identidade revelada, disse que estava à disposição para ajudar nas buscas. "Se a gente tivesse a oportunidade de ir com a polícia para o meio do mato, para convencê-lo a se entregar. A gente não sabe o que aconteceu na mente e no coração dele", disse em entrevista ao Correio Braziliense. Clique aqui e veja mais sobre o que a mulher falou na entrevista.

O que a polícia sabe sobre os esconderijos de Lázaro?

A polícia acredita que Lázaro se esconde durante o dia e aproveita da escuridão da noite para sair em busca de alimentos. Ele foi visto nos dias 14, 15 e 16 durante a madrugada. Veja relato de caseiro de uma chácara que esteve com Lázaro.

"Ele não está brincando. Vai atirar para matar", aposta especialista.

Lázaro é um criminoso altamente perigoso na opinião da criminóloga Ilana Casoy, especialista em serial killers e que estudou profundamente crimes como os cometidos por Suzane von Richtofen e Alexandre Nardoni. "Agora ele é um cara em fuga. Ele não está brincando, claro que ele vai atirar para matar", disse Ilana. Veja aqui análise da especialista.

Como foram as buscas nas últimas 24h?

Ao longo da quarta-feira (16), os policiais não pararam de procurar por Lázaro. As buscas se concentraram na zona rural das cidades de Edilândia, Girassol e Cocalzinho de Goiás, municípios de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Descobriu-se também que Lázaro tem a capacidade de escalar árvores e dormir entre os galhos. Leia detalhes do oitavo dia de buscas aqui.

Quem é Lázaro Barbosa?

Lázaro Barbosa de Sousa é procurado pelas polícias do DF e de Goiás
Lázaro Barbosa de Sousa é procurado pelas polícias do DF e de Goiás
Reprodução

Lázaro Barbosa de Souza tem 32 anos e nasceu em Barra do Mendes, na Bahia. Seus primeiros assassinatos ocorreram quando ele ainda tinha 19 anos de idade, segundo o jornal Correio. Sua ficha criminal inclui ainda estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.

Em 2007, Lázaro matou dois homens que tentavam proteger uma garota que ele perseguia por estar supostamente "apaixonado" por ela. Após o crime, ele fugiu se escondendo pelas matas e grutas da região durante 15 dias. A caçada só chegou ao fim após o criminoso se entregar para a polícia.

De acordo com as autoridades, o "serial killer" tem total consciência de suas atitudes, o que o enquadra no perfil de assassino em série. “Percebe-se que todos os crimes cometidos estão diretamente relacionados à dependência química, fato do qual o periciando não tem autocontrole, haja vista uso abusivo de bebida alcoólica antes de sua reclusão e vício no crack após a prisão”. Leia mais sobre quem é Lázaro clicando aqui.

Por que Lázaro começou a ser procurado?

Lázaro é o principal suspeito de matar quatro pessoas de uma mesma família na semana passada em Ceilândia, no Distrito Federal. Ele teria invadido uma chácara e matado o empresário Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos dele: Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, e Gustavo Marques Vidal, 21. A esposa de Cláudio e mãe dos meninos, Cleonice Marques, 43 anos, foi sequestrada e o corpo dela foi encontrado dias depois, na tarde do último sábado (12). O corpo dela estava próximo a um córrego, apresentava diversos cortes e estava nu. No mesmo dia, o criminoso baleou três homens durante sua fuga. Leia mais sobre este caso aqui.

>>> E MAIS: Com 200 policiais, cães, helicópteros e drones, por que é tão difícil achar Lázaro?

Linha do tempo

Desde o último dia 9, Lázaro já cometeu vários crimes. Veja aqui a linha do tempo de tudo o que ele já fez durante a fuga.