PANDEMIA

Pernambuco instala mais dez novos leitos de UTI para bebês e crianças no Sertão

Leitos de UTI foram instalados no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/06/2021 às 18:30
Divulgação/ SES-PE
FOTO: Divulgação/ SES-PE

Mais dez novos leitos de UTI, sendo 7 neonatais e 3 pediátricos, foram instalados no Sertão de Pernambuco para o atendimento de pacientes que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo a covid-19. Segundo o governo, o suporte intensivo para esta faixa etária é o primeiro da região e os leitos foram inaugurados Hospital Regional Inácio de Sá, no município de Salgueiro, nesta sexta-feira (18).

"Os leitos de terapia intensiva já começam a ser disponibilizados para transferência e admissão de pacientes na noite desta sexta-feira (18), pela Central Estadual de Regulação de Leitos, setor responsável pela distribuição das vagas nas unidades de saúde vinculadas ao SUS. Com essa estrutura, esperamos proporcionar as condições necessárias para a internação dos bebês e crianças mais graves", afirma a secretária-executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Cristina Mota.

Mudanças estruturais

Para colocar em funcionamento a nova Unidade de Terapia Intensiva no Sertão, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou, no início da semana, a instalação de um novo tanque de oxigênio que possui mais que o dobro do volume do anterior, proporcionando maior capacidade de fornecimento do insumo. O armazenamento do gás medicinal era de 3.960 m³ e agora é de 9.780 m³. A unidade também foi equipada com 10 novos respiradores, 10 monitores multiparâmetro de sinais vitais, 40 bombas de infusão hospitalares e 7 incubadoras e 3 camas pediátricas.

"Esta inauguração nos coloca como referência no atendimento e tratamento ao recém-nascido e crianças com SRAG. Não podemos esquecer que os investimentos e os ganhos são definitivos para a região. A equipe médica já foi convocada e vamos começar a receber os pacientes nas próximas horas", afirma a gestora da unidade, Gilcia Nascimento.

Leitos

Com esta inauguração, o Hospital Regional Inácio de Sá passa de 122 leitos para 135 leitos, sendo 5 de UCI Neonatal; 20 UTI SRAG adulto; 10 UTI Neonatal e pediátrica.

Atualmente, a rede pública para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19 conta 1.800 leitos de UTI. Este é o sexto maior número de vagas de terapia intensiva entre todos os estados brasileiros.

Antes da pandemia, os hospitais que atendem os pacientes do SUS em Pernambuco contavam com pouco mais de 1 mil leitos de terapia intensiva. Atualmente, são cerca de 2,5 mil vagas de UTI em todo o Estado, somando os leitos dedicados para a Covid-19 e os destinados às demais enfermidades.

Essa expansão da rede de Saúde foi ainda mais intensa no interior do Estado, onde a oferta de leitos de UTI cresceu 185%, saltando de 216 em março de 2020 para 616 atualmente. Com isso, regiões, como a X Geres (sede em Afogados da Ingazeira, no Pajeú), que nunca contaram com suporte intensivo, passaram a ofertar vagas de UTI para a população e UTIs destinadas para crianças e bebês, que agora também chega a Salgueiro, foram implantadas no Sertão do Araripe, fortalecendo a assistência materno-infantil.