previsão do tempo

Vai chover no final de semana no Grande Recife? Veja o que diz meteorologista da Apac

Segundo a Apac, a região que mais choveu até a tarde desta sexta-feira (18) foi em Olinda

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/06/2021 às 16:10
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

O alerta que foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), nesta quinta-feira (17), deve ser renovado nesta sexta-feira (18). A previsão é de que a chuva continue nos próximos dias.

O meteorologista Rony Guedes explica o que provocou a chuva na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. “O mês de junho é o que mais chove, acima de 300 mm. Nós estamos com os acumulados distantes da média, precisa chover mais alguns dias para chegar a essa média. Esse é um sistema natural aqui na região do litoral (...) A condição de risco maior era mais para a Mata Sul e a parte sul da RMR”, detalhou.

O meteorologista comenta sobre a intensidade esperada para as chuvas no fim de semana, “Para o final de semana o sistema deve diminuir. Amanhã, a chuva deve ser de mais fraca a moderada, sempre focando mais na região da Mata Sul, na divisa com Alagoas, e na região do Agreste Meridional (...) Mas aqui [no Grande Recife] também tem um pouco de chuva prevista ainda, principalmente no sábado até a madrugada do domingo. No domingo, o sistema diminui e o sol deve voltar a aparecer aqui na Região Metropolitana do Recife”, contou.

Onde mais choveu?

Segundo o meteorologista, Olinda foi a localidade que mais choveu nas últimas horas. “A chuva foi em espaçada, praticamente todos os bairros a gente teve acumulados significativos. Mas os maiores acumulados foram na região de Olinda”, disse.