FENÔMENO

O que é Lua de Morango? Saiba mais sobre a última superlua do ano

A Lua de Morango poderá ser vista nesta quinta-feira (24)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/06/2021 às 19:00
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Em 2021, os admiradores do satélite natural da terra foram presenteados com três "superluas", em abril, maio e a última será em junho. Também conhecida como "Lua de Morango", a última superlua acontece nesta quinta-feira (24).

A superlua é assim chamada porque a Lua fica mais perto da Terra, o que a deixa tecnicamente "maior" a olho nu.

Por que Lua de Morango?

Segundo o UOL, a Lua de Morango ganhou esse nome a partir de tradições dos nativos norte-americanos, que davam nomes a todas as Luas cheias do ano, associando-as a fenômenos naturais e culturais, como Lua Rosa (chegada da primavera) e Lua de Neve (inverno). Ou seja, os nomes têm origem cultural, e não astronômica.

No caso da Lua de Morango, esta representa a época em que os morangos selvagens ficam maduros naqueles países. Os especialistas explicam que a lua não estará de outra cor, mas ao nascer pode se mostrar mais amarelada, alaranjada ou até avermelhada. Isso dependerá das condições atmosféricas do lugar de onde se olha para a Lua.

Como ver a Lua de Morango?

Para ver a Lua de Morango, a última superlua do ano, não serão necessários instrumentos ou conhecimentos astronômicos. O melhor momento para observá-la sempre será durante primeira hora após o seu nascimento, pois é quando ela aparenta estar ainda maior e pode apresentar belas variações de tonalidade.

A Lua cheia nasce pouco tempo após o pôr do Sol. No dia 24, ela chega por volta das 18h30. O satélite natural estará bem cheia e brilhante até sábado: no dia 25, ela nasce um pouco mais tarde, por volta de 19h30; no dia 26, às 20h37.