PANDEMIA

Veja os dados da covid-19 em Pernambuco nesta quinta-feira (24)

Dados da covid-19 em Pernambuco são atualizados diariamente pela SES-PE

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/06/2021 às 16:21
 Miva Filho/ SES
FOTO: Miva Filho/ SES
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (24/06), 1.391 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 68 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.323 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 543.564 casos confirmados da doença, sendo 48.995 graves e 494.569 leves.

Também foram confirmados 56 óbitos, ocorridos entre 11/02/2021 e 23/06/2021. Com isso, o Estado totaliza 17.463 mortes pela covid-19.

>> Vacina da Janssen: 1º lote chega a Pernambuco; veja quais cidades receberão as doses e como será divisão

>> Portaria restringe entrada de estrangeiros no Brasil por causa da covid-19

>> OMS: variante Delta impulsiona 3ª onda da covid-19 mais rápida e forte na África

Sem fila de espera por leito de UTI

Pela primeira vez, em sete meses, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs em Pernambuco ficou abaixo de 80%. Nesta quinta-feira (24), o Estado tingiu a marca de 79%, registrando o menor índice desde 24 de novembro do ano passado.

“A caminhada foi longa até aqui e ainda temos muito o que avançar. Só que é fundamental destacar esse momento porque ele é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo as mãos higienizadas. Precisamos continuar valorizando esses cuidados”, frisou o governador Paulo Câmara, em pronunciamento divulgado nesta quinta.

>> Pernambuco flexibiliza atividades econômicas na macrorregião 3; veja cidades que terão mudanças

No momento, há 368 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes de covid-19 em todo o Estado, o que significa que não há mais fila de espera por vagas. O Estado tem, atualmente, 1.812 leitos ativos de UTI, sendo a sexta maior rede do país e a maior de todos os Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95

Mais Lidas