Eleições 2022

Para 2022, Lula tem 49% das intenções de voto; Bolsonaro tem 23%, diz pesquisa; veja detalhes

Atrás de Lula e Bolsonaro, seguem Ciro Gomes, João Dória e Luiz Henrique Mandetta

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 25/06/2021 às 8:39
Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pesquisa do Instituto Ipec revela que o ex-presidente Lula tem 49% das intenções de voto dos eleitores brasileiros para o primeiro turno das eleições de 2022. Isso é mais que o dobro das expectativas de voto para o segundo colocado na disputa, o atual presidente Jair Bolsonaro, que tem 23% dos votos.

A pesquisa reforça a ideia de que o petista, por enquanto, é o principal nome da oposição para concorrer contra o atual mandatário, que está desgastado e com índices de aprovação cada vez piores. Bolsonaro também é duramente criticado pela política de governo escolhida na gestão da pandemia do novo coronavírus no Brasil que, até agora, já deixou mais de 500 mil mortos no país.

Outros candidatos

Em terceiro lugar na pesquisa, Ciro Gomes aparece com 7% das intenções de voto. João Dória, atual governador de São Paulo, tem 5% das intenções de voto. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem 3%.

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades, entre 17 e 21 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.