EDUCAÇÃO

Enem digital ou impresso: Qual é o melhor?

Inscrições para o Enem digital ou impresso foram iniciadas nesta quarta-feira (30)

Publicado em 30/06/2021 às 14:37
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Leitura:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta quarta-feira (30), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em fazer o Enem digital ou impresso poderão se inscrever na Página do Participante, até 14 de julho.

Inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante. A taxa pode ser paga até 19 de julho.

Diferente do Enem impresso, o modelo digital tem um limite de participantes. No Enem digital são 101.100 vagas e realização do exame em 99 cidades.

>> Vai fazer o Enem 2021? Confira possíveis temas para a redação e se prepare

O preenchimento das vagas do Enem digital é por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar da versão digital. No caso de Pernambuco, para o Enem digital há 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru (Agreste) e 500 em Petrolina (Sertão).

Como se inscrever?

Os interessados em fazer o Enem 2021 deverão realizar a inscrição no exame, isentos ou não. O Inep preparou um passo a passo para ajudar na inscrição. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br.

Qualquer pessoa pode participar do Enem impresso. Já o Enem digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021.

> Enem 2021: confira o passo a passo para fazer sua inscrição na prova impressa ou digital

Ao se inscrever, o candidato deve informar se vai preferir participar do Enem digital ou impresso. Após finalizada a inscrição, não é permitido trocar de opção.

Provas

As provas do Enem digital e do impresso 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

O Enem digital seguirá a mesma logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep e não haverá prova em casa ou realizada por meio de computador pessoal.

Mais Lidas