Pandemia do novo coronavírus

Explicação sobre testes de covid, o cuidado com os olhos e a importância de biomédicos na pandemia; veja o Debate desta quarta (30)

Profissionais de saúde participam também da live “Conexão Saúde - Caminhos para o equilíbrio do corpo e da mente na pandemia” na noite desta quarta, nas redes sociais do Jornal do Commercio

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 30/06/2021 às 11:58
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

A pandemia do novo coronavírus foi tema do Debate da Super Manhã, na Rádio Jornal, nesta quarta-feira (30). Participaram da conversa o biomédico Jurandy Magalhães, o cirurgião-oftalmologista Álvaro Dantas e o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região, Djair Ferreira. Eles também são convidados do evento “Conexão Saúde - Caminhos para o equilíbrio do corpo e da mente na pandemia” promovido pelo Jornal do Commercio a partir das 19h30 desta quarta.

Na conversa, mediada pelo comunicador Geraldo Freire, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região, Djair Ferreira, falou sobre a importância dos profissionais de biomedicina durante a pandemia. “Temos um papel amplo. Primeiro, na descoberta do genoma do sars-cov-2 [nome científico do novo coronavírus]. Desde a descoberta até a produção da vacina. Avançando na testagem, no acompanhamento dos pacientes que já estão super carregados das medicações e dentro das terapias, como acupuntura, por exemplo, que atua de forma coadjuvante e resolvendo problemas. Além disso, na vigilância, os biomédicos estão trabalhando de forma incessante”, explicou.

O biomédico Jurandy Magalhães falou sobre os testes para covid-19. “A gente pode classificar os testes de duas maneiras. Os direitos e os indiretos. Diretos detectam o vírus. O indireto detecta a resposta imune que a gente produz quando entra em contato com um patógeno. O teste de punção digital [que coleta uma gota de sangue no dedo] é feito para saber se você já teve contato com o vírus. Ele não garante se você está neste momento com o vírus. Ele tem limitações. Em todo o mundo, o teste padrão ouro é o RT-PCR”, explicou o biomédico, alertando para o risco de testes rápidos de farmácia darem falso negativo. Nesse caso, uma pessoa contaminada pode acreditar que não está infectada, não se isolar e acabar passando o vírus para outras pessoas. O biomédico garantiu que vai abordar essa temática de forma mais aprofundada no evento desta noite.

Oftalmologia na pandemia

Outro assunto discutido no Debate foi o alerta para que a população não deixe de cuidar da saúde dos olhos durante a pandemia. “Muitos pacientes, mesmo vacinados, ainda têm muito medo de se contaminar. Isso implica em diagnósticos que estão sendo deixados de lado, tratamentos negligenciados e isso vai ter repercussão negativa [para muitos pacientes]. Na oftalmologia, temos a área de glaucoma, que a gente tem de monitorar de 6 em 6 meses, mas temos pacientes que estão voltando com um ano. Precisamos alertar a população que uma coisa é sair para uma festa, com aglomeração. Outra, é sair com todos os cuidados para buscar o atendimento médico. Seguimos os protocolos de segurança para que o paciente consiga continuar seu tratamento de forma segura”, alertou o cirurgião-oftalmologista, Álvaro Dantas.

Assista:

Conexão Saúde

Nesta quarta-feira (30), o Jornal do Commercio realiza o "Conexão Saúde - Caminhos para o equilíbrio do corpo e da mente na pandemia", uma live com profissionais de saúde de várias áreas para falar sobre vários aspectos da pandemia da covid-19. Os debates acontecem a partir das 19h30 nos estúdios da TV Jornal, com mediação da jornalista Anne Barretto e transmissão nas redes sociais do JC.

Como não haverá plateia presencial, o público poderá mandar suas perguntas pelas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).