PASSANDO A LIMPO

Covid-19: Certificado digital entra em vigor na União Européia

Segundo correspondente Antônio Martins, Portugal não vai emitir certificado para quem se vacinou com Coronavac, o que exclui milhares de brasileiros

Elaine Santana
Elaine Santana
Publicado em 01/07/2021 às 20:15
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

O certificado digital para covid-19 da União Européia começou a valer nesta quinta-feira (1º). Com o documento, é possível ter o livre trânsito nos 27 países que compõem a UE sem a necessidade de exames adicionais para viajar. Recebe o certificado quem está vacinado, quem já teve covid-19 ou quem apresentar o teste negativo.

Brasileiros

A medida é uma forma de voltar a abrir as portas para turistas. No entanto, em Portugal, nem todos serão recebidos. No país, o certificado é concedido apenas àqueles que tiverem sido imunizados com as vacinas Moderna, Pfizer, Astrazenca e Janssen. Essa determinação exclui os brasileiros que receberam as doses da Coronavac, já que a vacina não foi aprovada pela EMA (Agência Européia do Medicamento).

Como ouvir?

O programa Passando a Limpo discute os principais assuntos do dia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h. Você pode sintonizar na 90.3 FM. Também é possível acompanhar o programa no formato de podcast. Para isto, basta acessar o site da emissora ou o app da Rádio Jornal, disponível em Google Play, para Android, e Apple Store, para iOS; ou escutar pelo Apple Podcasts ou Spotify.