TEMPERATURA

Prepare-se: Julho chegou, e com ele o frio intenso em várias partes do Brasil

Nas redes sociais, muita gente tem comentado a mudança na temperatura e a chegada do frio

Com informações do Inmet
Com informações do Inmet
Publicado em 01/07/2021 às 17:36
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

Certamente você já deve ter reparado que a temperatura deu uma esfriada. O mês de julho, iniciado nesta quinta-feira (1º), chegou obrigando muita gente a tirar o casaco do guarda-roupa. Desde a última sexta-feira (25), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem divulgando informações sobre a intensa massa de ar frio que chegou ao Brasil no domingo (27).

Previsão do tempo para Pernambuco

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nesta sexta-feira (2), a previsão do tempo para a Região Metropolitana do Recife é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca a moderada. A temperatura Máxima é de 29° C e a mínima é de 21° C.

Nas Zonas da Mata Norte e Sul, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca a moderada, com temperatura máxima de 29° C e mínima de 20° C.

Já no Agreste de Pernambuco, o clima na sexta-feira deve ser parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada. A temperatura máxima prevista é de 31° C e a mínima de 16° C.

No Sertão de Pernambuco, a previsão é de tempo parcialmente nublado sem chuva de forma isolada ao longo do dia. A máxima pode chegar a 33° C e a mínima em 16° C.

O Sertão de São Francisco tem previsão de tempo parcialmente nublado sem chuva de forma isolada ao longo do dia. A temperatura máxima prevista é de 35° C e a mínima 19° C.

E o Arquipélago de Fernando de Noronha deve ter uma sexta-feira com tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada. A temperatura máxima deve ser 30° C e a mínima 25° C.

Mortos pelo frio

De acordo com o Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, pelo menos 12 pessoas em situação de rua morreram na última semana em meio a onda de frio na cidade de São Paulo. A informação foi revelada pelo UOL. As vítimas sofreram hipotermia.

A forte massa de ar frio e seco provocou novamente uma madrugada e amanhecer, nesta quinta-feira (1), de frio intenso no estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, com registros de temperaturas negativas e formação de geada, até mesmo em áreas que não estão habituadas ao fenômeno, como no norte de SP e do MS.

Na capital paulista a temperatura mínima na Estação Meteorológica do Mirante de Santana foi de 6,8°C, meio grau acima da verificada ontem que foi 6,3°C (em função da nebulosidade que veio do oceano, infiltração de ar úmido marítimo de sudeste. Na região do Sesc Interlagos a temperatura mínima no Sul da Capital Paulista foi de 6,5°C, um pouco maior do que a verificada ontem (na quarta-feira a mínima foi de 4,7°C). Em Barueri, a oeste da capital na grande São Paulo, fez 5,5°C (ontem 3,2°C).

No interior do estado as temperaturas baixas provocaram mínimas negativas e também geadas, novamente. No norte do estado e algumas das menores mínimas do ano, destaque para Ituverava com -1,1°C negativo. Na região da Mantiqueira, em Campos do Jordão, mais uma vez as temperaturas ficaram perto de 0°C e também houve geadas. Em Rancharia no sudoeste, o frio chegou a -2°C. Em Valparaíso, no noroeste do estado frio incomum de 1,5°C. No Mato Grosso do Sul o frio persistiu intenso. Foram registradas temperaturas negativas: Rio Brilhante -1,4°C, Bela Vista -0,7°C, Água Clara -0,6°C e Cassilândia -0,2°C, todas com condições de geada fraca a moderada.

Internet

Nas redes sociais, claro, os internautas não perderam a chance de comentar a onda de frio que atinge o país. Entre queixas e piadas, veja alguns memes compartilhados no Twitter.

        

Previsão de frio em estados brasileiros

Para o próximo final de semana (dias 03 e 04/07), as temperaturas ainda deverão permanecer baixas em grande parte do centrossul do Brasil, segundo o Inmet. No entanto, especialmente na Região Sul, não são previstas temperaturas negativas em área tão ampla. Apesar disso, ainda persiste a condição favorável à formação de geada moderada nas áreas de maior altitude entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nas demais áreas dos estados gaúcho e catarinense (exceto o litoral), há previsão de geada fraca, condição que se estende ao centrossul do Paraná e Serra da Mantiqueira (em São Paulo e Minas Gerais). Ainda há possibilidade de geada fraca e isolada no sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná (se prolongando na divisa com São Paulo).